Em Iporá, o ex-prefeito Mac Mahoen (MDB), apoiado pelo vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), é apontado como favorito para se tornar prefeito pela terceira vez. O médico tende a superar a vice-prefeita, Maysa Cunha (Avante), inicialmente apontada como favorita (ela é a popular especialista em ser a primeira a chegar atrasada, de acordo com adversários), e Danilo Gleic (PL), candidato apoiado pelo prefeito afastado, Naçoitan Leite.

Naçoitan Leite foi afastado do cargo em 2023, após ser acusado de tentar assassinar sua ex-esposa com 14 tiros. Durante o afastamento, a vice-prefeita Maysa Cunha assumiu a prefeitura por dois meses, mas também foi alvo de acusações de irregularidades em sua gestão interina. Não à toa é chamado, com evidente exagero (seria uma pessoa pacífica), de “Naçoitan Leite de saia”.

Pesa sobre Maysa Cunha o fato de ter integrado a gestão de Naçoitan Leite por 12 anos — daí o pessoal de Naçoitan Leite chamá-la, em tom irônico, de “Naçoitinha” —, o que contribui para o desgaste político.

Outro elemento que afeta a disputa eleitoral é a situação de Danilo Gleic, que enfrenta a inelegibilidade devido a uma condenação judicial. No entanto, sua campanha ainda aguarda o resultado de um recurso em andamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Vale sublinhar que Danilo Gleic já foi aliado, virou inimigo e agora voltou a ser aliado do ex-prefeito “Naiçotiran”.