Ao dividir sua base, Nárcia Kelly é a responsável pela derrota de Dione do Cará em Bela Vista
13 outubro 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
Não há dúvida de que a prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly (pP), é um fenômeno político. Ela foi eleita em 2016 e reeleita em 2020. É articulada e, sobretudo, uma comunicadora nata. Adora política e é de uma esperteza rara. Parece, de longe, uma espécie de Poliana Moça, dado o sorriso fácil e o jeitinho aparentemente inocente. Porém, é uma política pragmática. De um realismo que impressionaria Maquiavel. Ela é uma Maquiavel de saia.
Entretanto, Nárcia Kelly cometeu o erro dos que ficam muito tempo no poder. A prefeita começou a avaliar, errado, que, dada sua popularidade — que é um fato —, poderia eleger um “poste”, como o vereador Dione do Cará (pP), para prefeito.
Nárcia Kelly esqueceu que havia um profissional na disputa, o ex-prefeito Eurípedes do Carmo (Podemos). A prefeita o subestimou. E ele acabou eleito, com 46,09% dos votos válidos. Dione do Cará, ancorado no prestígio da prefeita, chegou a ser bem votado, com 39,29% dos votos válidos. Mas perdeu.
O que faltou a Nárcia Kelly? Humildade. Ao subestimar o vice-prefeito Juliano Moreira (PRD), porque não o queria como candidato, a prefeita prejudicou seu próprio candidato, isolando-o.
Candidato, Juliano Moreira não foi bem votado, obteve 12,27% dos votos válidos. Mas seus 2.223 votos foram decisivos para a derrota de Dione do Cará. Digamos que o vice-prefeito tivesse apoiado o candidato de Nárcia Kelly. Então, somadas as votações dos dois postulantes, se chegaria a 9.340 votos, ou seja, 990 votos a mais do que Eurípedes do Carmo. Claro que ele não iria transferir toda a sua votação, mas talvez transferisse a maioria dos votos.
Então, além da força e méritos de Eurípedes do Carmo, Nárcia Kelly, ao dividir o grupo que a elegeu em 2020, é a principal responsável pela derrota de Dione do Cará. Talvez, a rigor, a única.
Diz-se, entre aliados, que Nárcia Kelly bancou um candidato fraco a prefeito porque planeja ser candidata em 2028. Faz sentido. Ela aprecia o Executivo e é, de fato, uma prefeita eficiente.
Sabe-se que, na disputa de 2026, Nárcia Kelly deve ser candidata a deputada estadual. Pode ficar no pP, mas também pode se filiar ao União Brasil ou ao MDB. (E.F.B.)