O advogado Antônio Rueda foi eleito, no final da tarde desta quinta-feira, 29, presidente nacional do União Brasil. Com ele, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto foi eleito primeiro vice-presidente. Conforme apurado pela coluna, a vitória do candidato teve articulação forte por parte do governador Ronaldo Caiado, que chegou a ser cotado para a vice-presidência.

Atual dirigente do partido e que pleiteia a reeleição, Luciano Bivar chegou a tentar o cancelamento da convenção nacional, jogando-a para o final de março, mas a decisão foi revertida pelo grupo de Rueda, que inclui Caiado, ACM Neto e Davi Alcolumbre.

A tentativa de cancelamento foi contestada sob o argumento de que ela infringia o estatuto do partido, e não poderia ser tomada de forma unilateral, como foi feita.

A coluna apurou que após a derrota de hoje, ao não conseguir protelar a eleição, Bivar sinalizou uma desistência, uma vez que a vitória de Rueda já era dada como certa.

A posse do advogado deve ocorrer em maio.

Com Rueda na presidência e ACM Neto na vice, o espaço se abre para o projeto do governador para 2026. Caiado já articula para lançar seu nome ao Palácio do Planalto e, após a eleição de hoje, deve ganhar ainda mais apoio do partido. (T.P.)