André Fortaleza planeja disputar a Prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2024
02 outubro 2022 às 00h04
COMPARTILHAR
As principais forças políticas de Goiás vão entrar no jogo para a disputa da Prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2024. A disputa se dará daqui a exatos dois anos. Mas as articulações já começaram.
Todos estão de olho em Aparecida porque o município tem 329.587 eleitores. Trata-se da cidade com o segundo maior número de eleitores de Goiás — à frente de Anápolis e atrás apenas de Goiânia (que tem pouco mais de 1 milhão de eleitores).
O presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza, deve ser candidato a prefeito bancado pelo PSDB de Marconi Perillo e pelo PL de Magda Mofatto.
André Fortaleza apoia Perillo para senador e Magda Mofatto para deputada federal. No momento, iniciou um processo para tentar polarizar com o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, do Patriota. Inclusive tem apresentado denúncias e, de acordo com um vereador, estaria organizando dossiês sobre o gestor municipal.
Perguntado sobre o tempo adequado para se lançar candidato, o mineiro Tancredo Neves teria dito: “Em política não há cedo — só tarde”. Portanto, André Fortaleza, espécie de trator político, está certo ao se apresentar, desde já, como possível candidato a prefeito.
Por ser prefeito, Vilmar Mariano é candidato natural à reeleição. Seus aliados garantem que Gustavo Mendanha vai apoiá-la. Mas há quem postule que o ex-prefeito pode bancar Tatá Teixeira para a sucessão municipal. Nos últimos dias, Mendanha estaria reclamando do gestor municipal, alegando que joga muito para si e teria esvaziado seus aliados, como André Rosa, na prefeitura.
Um dos principais apoiadores de Vilmar Mariano é o deputado federal Professor Alcides Ribeiro, do PL. Outro apoiador é Veter Martins, do Patriota.
O PSD tende a bancar o deputado estadual Max Menezes para prefeito de Aparecida, possivelmente com a vereadora Camila Rosa, do PSD, na vice.
Preocupado com sua campanha, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, ainda não se posicionou a respeito de Aparecida. O mais provável é que proponha uma aliança entre o União Brasil, o PSD e o MDB para lançar apenas um candidato.
Especula-se que, se derrotado para senador, o deputado federal Delegado Waldir Soares, do União Brasil, deve ser candidato a prefeito de Aparecida. Trata-se de um nome eleitoralmente consistente.