Ana Paula Rezende deve ser a candidata do MDB a prefeita de Goiânia
12 março 2023 às 00h00
COMPARTILHAR
Há consenso tanto no MDB de Daniel Vilela, o vice-governador, quanto no União Brasil de Ronaldo Caiado, governador de Goiás: a candidata da base governista deve ser a empresária Ana Paula Rezende, do MDB. O vice pode ser o secretário de Infraestrutura, Pedro Sales (União Brasil).
Ana Paula Rezende é filha de Iris Rezende — que foi governador do Estado e prefeito de Goiânia — e mulher do empresário Frederico Peixoto Craveiro, sócio da Construtora FGR. Da família de Iris Rezende e Iris Araújo, é a única que discute política abertamente, ainda que com relativa discrição.
Ao contrário do que alguns pensam, Ana Paula Rezende está muito preocupada com o legado do pai, Iris Rezende, e da mãe, Iris Araújo.
O fato de estar preocupada com o legado da família, composta historicamente de dois políticos vencedores, significa que vai disputar a Prefeitura de Goiânia, em 2024? Não se sabe exatamente.
Mas um fato é relevante: Ana Paula Rezende está conversando, cada vez mais, a respeito de política… e, sim, Prefeitura de Goiânia.
Há um detalhe extra: se for candidata a prefeita de Goiânia, ela sabe que não estará em jogo apenas a defesa do legado familiar.
Na verdade, está em jogo também a questão de um projeto político que, se vitorioso em Goiânia, daqui a um ano e seis meses, em 2024, chegará muito forte para a disputa de 2026.
Se Ana Paula Rezende for eleita prefeita, sobretudo se derrotar Vanderlan Cardoso — que nunca ganhou de um emedebista (perdeu para Iris Rezende e Maguito Vilela) —, fortalecerá o projeto político de Ronaldo Caiado e Daniel Vilela.
Uma vitória sobre Vanderlan Cardoso enfraquecerá as oposições e será crucial para Daniel Vilela disputar o governo em 2026. Quer dizer, ele terá mais chance de ser eleito se a oposição não eleger o prefeito de Goiânia.
A simpatia de Ronaldo Caiado por Ana Paula Rezende é evidente, até pelas excelentes relações políticas e pessoais que mantinha com Iris Rezende. O apoio à jovem empresária será, se efetivado, como se estivesse valorizando o falecido ex-prefeito da capital.
A aliança entre Daniel Vilela e Ana Paula Rezende, se efetivada, reforçará uma aliança antiga entre duas famílias. Iris Rezende e Maguito Vilela, ambos falecidos, foram aliados durante anos e se respeitavam. O vice-governador tem simpatia pela empresária e avalia que é consistente politicamente e que, se candidata, será eleita prefeita da capital.
Ronaldo Caiado teria algum acordo político com Rogério Cruz? De fato, o prefeito de Goiânia apoiou a reeleição do governador em 2022, mas não levou junto o apoio do partido Republicanos, que apoiou Gustavo Mendanha.
O mais certo é que, entre Ana Paula Rezende e Rogério Cruz, Ronaldo Caiado fique com a primeira. Se a empresária e Vanderlan Cardoso estiverem na disputa, dificilmente Rogério Cruz irá para o segundo turno (vale ressaltar que, com toda a estrutura da máquina pública, o prefeito não conseguiu eleger sua mulher para deputada estadual).
Numa disputa entre Ana Paula Rezende e Vanderlan Cardoso, o governador Ronaldo Caiado não hesitará: bancará a filha de Iris Rezende.
Se Ana Paula Rezende sair do páreo, nenhum político com alguma experiência vai entender por qual motivo uma política pode desistir de um pleito para o qual contará com o apoio do governador do Estado e do vice-governador. (E.F.B.)