Ana Paula é a herdeira política natural de Iris Rezende

A segunda filha do ex-governador dedicou-se ao cuidado do pai, aprendeu com ele, se manteve presente nas decisões e articulações. Seu nome já é citado para eleição para prefeitura de Goiânia

Nos últimos anos e nas últimas gestões de Iris Rezende, quem procurou por ele encontrou também Ana Paula Rezende Machado Craveiro, a segunda filha do ex-governador. Ela se dedicou, nas últimas décadas, ao pai. Esteve ao lado do emedebista histórico nas principais decisões: quando optou por concorrer à Prefeitura de Goiânia em 2016, na gestão da capital e quando anunciou a aposentadoria na política. Foi também a porta-voz durante todo o período em que Iris esteve internado para se tratar do AVC.

Iris foi um grande professor na arte da política e na gestão pública. Ana Paula é uma privilegiada por ter tido aulas em tempo integral. Os emedebistas e assessores mais próximos confirmam que o aprendizado foi muito bom, mas que ela também tem o dom. Por isso, se confirma como a herdeira política natural de Iris. Vale lembrar que, em 2016, quando Iris disse que não iria concorrer à Prefeitura de Goiânia, ela foi apontada por muitos líderes políticos como o nome que iria disputar as eleições daquele ano. O mesmo ocorreu em 2018, quando seu pai anunciou a aposentadoria.

Nas sociedades antigas o privilégio de ocupar espaços escassos, como na política, era para os que possuíam o chamado “sangue azul” e por decisão supostamente divina. Na sociedade moderna é diferentemente. O liberalismo possibilita tornar todos iguais. Os espaços na política passaram a ser ocupados por mérito pessoal, principalmente por pessoas que demonstram capacidade, qualidades e dons.

Ana Paula possui o capital político-familiar, e, segundo iristas, também demonstra capacidade de decisão, gestão e diálogo. Herança que lhe foi entregue por Iris ainda em vida. O habitus do político supõe uma preparação especial. A começar, é claro, por toda aprendizagem necessária para adquirir os saberes específicos (teorias, problemáticas, conceitos, tradições históricas, dados econômicos e conjunturas). Diferenciais presentes nas características da filha de Iris.

Quando Iris Rezende decidiu se aposentar, ela publicou um artigo em que dizia ser “inevitável viver com ele a intensidade das tomadas decisões que afetam pessoas as mais diversas, que mudam a vida da cidade, do Estado, do País – pensadas e realizadas para reverberar no tempo e no espaço de gerações.” Foi uma forma de exemplificar como os atos de seu pai influenciaram em sua formação política.

Formada em Direito, Ana Paula optou por não exercer a profissão. A opção foi para atender ao pedido do pai. Iris designou a ela os cuidados com os negócios da família. Pode-se considerar que esse foi o método de iniciação que Iris adotou para despertar as habilidades de sua filha. Desde 2011 ela é filiada ao MDB da capital.

Deu certo. Tanto é que Ana Paula tão logo se fazia presente nas campanhas eleitorais. Em debates, entrevistas, reuniões com equipes de campanha, encontro entre lideranças políticas, sempre a filha se fazia presente – com olhar e discrição de um aprendiz treinado na prática.

Essa convivência tão próxima com o pai só poderia resultar na absorção de conhecimentos e na similaridade de algumas características. Há iristas que classificam Ana Paula como o Iris de saia. Aprendeu a agir como o pai. Ouve as pessoas, aqueles que possuem admiração pela família e seus feitos, demonstra atenção e possui o tom de voz parecido com o do pai.

Ainda é cedo. A perda do pai é recente. Mas entre a classe política ninguém nega que cabe a Ana Paula absorver o capital político do pai, seguir em defesa do seu legado em Goiânia e no Estado, além de reagrupar os emedebistas que por hora se sentem órfãos. Políticos graúdos de dentro e de fora do MDB já a consideram como candidata nata à Prefeitura de Goiânia em 2024. A seu favor ela tem a história do pai – seu eterno conselheiro e cabo eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.