Alunos da UFG estão bebendo cerveja dentro do Campus e durante o período das aulas

Uma visitante que percorreu a unidade do Campus da Universidade Federal de Goiás, nesta semana, ficou impressionado com a quantidade de alunos bebendo cerveja — e durante o período das aulas. O uso de álcool pode prejudicar o aprendizado e, ao mesmo tempo, piorar as relações entre professores e estudantes.

Sem contestação alguma dos funcionários e vigilantes da UFG, um jovem vendia cervejas para os estudantes — “estupidamente geladas”, disse ao indicar uma caixa de isopor — com a maior tranquilidade e sem demonstrar qualquer receio. “Faço isso sempre”, frisou, ao ser inquirido.

O reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, tomou medidas drásticas para combater o tráfico de drogas — maconha e cocaína — dentro do Campus. Vale a pena investigar o consumo de bebida alcoólica.

(A fotografia acima é ilustrativa, não tem a ver com os fatos.)

Vale a pena ler, abaixo, o depoimento da professora Tânia Rezende, do curso de Letras da UFG, postado no Facebook.

Post da professora Tânia Rezende, da UFG, no Facebook

“Há algum tempo, o uso desregrado de drogas e álcool vem me chamando atenção na universidade, não só entre os/as alunos/as, entre docentes também. Temos casos de professores/as que vão bêbados/as pras suas aulas e para reuniões.

“Os/As adolescentes e jovens deixam de viver para estudar e entrar para a universidade, uma vez na universidade sentem-se liberados/as para viver.

“O consumo de drogas e bebidas alcoólicas é um problema social geral, temos de encarar isso. Por outro lado, o consumo de drogas e álcool em centros de excelência como USP e Unicamp é muitas vezes maior que na periférica UFG. Não é o consumo de drogas e álcool que faz o merecimento e o conceito de uma universidade. Nosso falso moralismo e nossa hipocrisia irremediável contribuem muito para a manutenção desse quadro, somos todos/as responsáveis por isso.”

 

10
Deixe um comentário

7 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
jota quest

Combater o tráfico… não o uso…

Mauricio Oliveira Junior

Por acaso isso é ilegal? E um recado para o visitante que ficou impressionado: Não é da sua conta!

CLAUDIO FARIA

há 4 anos estou na UFG e nunca vi beberem dentro do campus… aposto que isso é coisa da CONCORRENCIA

Wanderson Freitas

Justamente os vigilantes da UFG estão la para proteger o patrimônio publico e não fiscalizar se vendem ou não cerveja dentro do campus, não é obrigação deles e os alunos não tem como se manter durante o curso por isso tem esse tipo de atitude, cada caso é um caso, mais uma bolsa permanência de R$400,00 para um aluno de curso integral não é suficiente para se manter, a faculdade é publica mais os alunos tem muitos gastos !!! Temos que olhar para todas as direções e não um caso isolado !!!

Petrônio

Se R$400 reais é pouco pra se manter, fica pior ainda quando se gasta em bebida dentro de espaço que é pra estudo não?

Debora Silva

ele quis falar da parte em que o rapaz estava vendendo …

UFG VAMOS BEBER

tem gente que não bebe e esta morrendo…. ♫

Franco Pimentel

Pô!!! Cadê a fiscalização anti drogas!!! Certamente esse vendedor não pede identidade de ninguém para saber se é de maior ou menor.

Debora Silva

dentro do campus é muito comum ter menor de 18 né?