O prefeito afastado Evandro Magal e a deputada Magda Mofatto são os generais eleitorais que devem decidir a próxima eleição

Alison Maia deve disputar a Prefeitura de Caldas Novas \ Foto: Renan Accioly/Jornal Opção

A Justiça retirou Evandro Magal, do PP, da Prefeitura de Caldas Novas. O prefeito interino é o presidente da Câmara Municipal, Marinho Câmara (Josimar Clemente de Oliveira), do Solidariedade. Se o prefeito afastado não conseguir voltar — ele acredita que reassumirá e aguardará no mandato o julgamento no STJ —, novas eleições serão convocadas. Os candidatos mais fortes são Marinho Câmara, que será bancado pelo magalismo, e o militar Alison Maia, do DEM. Há a possibilidade de que o deputado estadual Marquinho do Privê seja candidato, aí Marinho Câmara sairia do páreo.

Além de Marinho Câmara e Ali­son Maia, dois vereadores estão se prontificando a disputar. Silio Jun­queira (PRTB) e Rodrigo Lima (PR). Rodrigo Lima é ligado à deputada fe­deral Magda Mofatto (PR) — adversária figadal do prefeito afastado Evandro Magal. A guerra vai ser entre o nome bancado por Evandro Magal e o nome sustentado por Magda Mofatto. Alison Maia é uma espécie de outsider, porque não é controlado por nenhum dos grupos dominantes, embora tenha se aproximado da parlamentar do PR. Político popular e posicionado, pode surpreender os dois grupos poderosos.

Ouvido pelo Jornal Opção, Alison Maia diz que pretende disputar a prefeitura.

Alison Maia afirma que não há nenhum acordo com Magda Mofatto. “Não conversamos sobre o afastamento do prefeito e sobre eleições.” O militar sugere que é preciso consultar os eleitores a respeito de uma possível aliança com a parlamentar. Até porque sua imagem é de político independente.

A gestão de Evandro Magal é apontada por Alison Maia como “fraca”, “desmotivada” e “caótica”. “Recentemente, a prefeitura enviou contas de água duplicadas para as pessoas. A saúde do município é caótica e, frequentemente, busca-se assistência médica em Goiânia. Duas operações do Ministério Público redundaram em prisões, inclusive da secretária de Finanças da prefeitura. Caldas Novas é uma cidade desestruturada e estagnada. Magal engessou o desenvolvimento do município”, frisa Alison Maia.

Um aliado de Evandro Magal admite que o líder do PP está “cabisbaixo”. Porém, mesmo desanimado, não vai desistir. “Ele vai lutar até o fim, pois é um político obstinado”, sustenta o magalista.