Aliados ressaltam a “aceitação” de Leandro Vilela em Aparecida de Goiânia
11 agosto 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
O deputado federal Professor Alcides Ribeiro, do PL, é candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia há praticamente quatro anos.
Leandro Vilela é candidato a prefeito há pouco mais de um mês. Trata-se de uma questão crucial.
Professor Alcides é, eleitoralmente, consistente. Por três motivos. Primeiro, durante um longo período, ficou praticamente como candidato único, porque o prefeito Vilmar Mariano não conseguia deslanchar. Segundo, tem muito dinheiro e não tem dó de gastá-lo. Terceiro, é articulado.
Há, porém, dois problemas. Primeiro, Professor Alcides ainda não enfrentou a exposição do contraditório numa disputa eleitoral que promete ser acirrada. Conforme suas respostas a algumas questões apresentadas, no campo pessoal (não terá como fugir da questão) e empresarial, pode sofrer um desgaste eleitoral imenso. Segundo, ao “herdar” o apoio do prefeito Vilmar Mariano pode ter ganhado não um reforço, e sim um autêntico cavalo de Tróia. Porque o desgaste do gestor municipal é gigantesco. As pessoas chegam a sugerir que seu apoio poderá ser a pá de cal na candidatura do empresário.
Com ou sem problemas, Professor Alcides permanece na liderança e com uma folga bem razoável. Portanto, é preciso dizer que se trata de um candidato altamente competitivo e difícil de ser derrotado.
Expectativa de poder e virada eleitoral
Por seu turno, Leandro Vilela está crescendo, e rapidamente. Seus aliados esperam que, em duas semanas, ele supere os 30% das intenções de voto. Quando isto acontecer — se acontecer, é claro —, há uma aposta de que poderá ocorrer uma virada, dada a mudança na expectativa de poder.
No grupo que apoia Leandro Vilela o que mais se comenta é que, dada a largada da campanha, o postulante do MDB tende a superar Professor Alcides, com a possibilidade, por causa da polarização, de vencer no primeiro turno.
Leandro Vilela conta com o apoio de um exército eleitoral de peso — liderado pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha, pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB). A quantidade de candidatos a vereador poderá também ser um diferencial pró-postulante do MDB.
O Jornal Opção perguntou para um dos próceres da campanha de Leandro Vilela: “Por que o otimismo com a candidatura do emedebista?” Eis a resposta: “Porque percebemos, de cara, a boa aceitação do nome de Leandro Vilela. Tem a ver com o fato de ser sobrinho de Maguito Vilela e ser apoiado por Gustavo Mendanha. Mas, aos poucos, estamos vendo que não é só isto. Leandro está agradando por si. As pessoas se empolgam com seu jeito simples, sincero. Suas respostas diretas e francas agradam aos interlocutores. Por isso, acreditamos que Professor Alcides vai se desidratar de tal maneira que vai terminar a disputa com menos de 35% dos votos válidos”. (E.F.B.)