Aliados garantem que Thiago Peixoto não volta ao governo de Goiás
07 janeiro 2017 às 12h16

COMPARTILHAR
Eles sustentam que, se reassumisse um cargo, o parlamentar estaria sendo incoerente com sua proposta de renovação total dos quadros do governo

Uma das especulações da semana dava conta de que o deputado federal e economista Thiago Peixoto (PSD) estaria de volta à equipe do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).
O retorno não é confirmado por seus aliados. “Ora, se está defendendo a renovação total do secretariado, inclusive com a saída das vacas sagradas, seria incoerente pensar numa volta ao governo. O que Thiago está propondo é a reoxigenação do governo, com a incorporação de forças novas, tanto do ponto de vista político quanto técnico”, afirma um aliado do parlamentar.
No momento, até como aprendizado, Thiago Peixoto prefere ficar em Brasília, participando da política nacional. É o que diz um ex-deputado. Mas é fato que o tucano-chefe gostaria de vê-lo no seu governo, por avaliá-lo como uma das grandes cabeças técnicas e políticas do país, não apenas de Goiás. O que se costuma dizer, no círculo do tucanato, é que há excelentes políticos e há excelentes técnicos, mas que há escassos técnicos que pensam politicamente e há poucos políticos que pensam tecnicamente. Thiago Peixoto seria o exemplo de político e técnico, com interfaces conectadas, mas não burocrata.
Nos momentos difíceis do governo, devido à crise econômica nacional, Thiago Peixoto sempre alertou Marconi Perillo de que deveria “espantar” o pessimismo, sobretudo que não deveria se preocupar unicamente com corte nos investimentos. Noutras palavras, mesmo na crise, o Estado tem de ser indutor do crescimento e do desenvolvimento. O gestor público não pode avaliar que apenas cortando, enxugando a máquina, se chegará à expansão econômica. Não se trata de ser panglossiano, e sim de adotar um realismo comedido em favor da expansão econômica.
Marconi Perillo percebe em Thiago Peixoto um interlocutor válido, não submisso, capaz de formular ideias e apresentá-las com o máximo de clareza. “Ele acrescenta”, resume um aliado do governador.