Pesquisas eleitorais que apontam o deputado federal Professor Alcides Ribeiro com 40% das intenções de voto são arranjadas e suspeitas? Não se deve dizer assim. Talvez seja uma questão de metodologia e de bairros pesquisados.

O fato é que, de acordo com alguns aliados do prefeito Vilmar Mariano, do MDB, há números bem diferentes. Eles admitem que Professor Alcides lidera, mas não com uma vantagem tão elástica. O parlamentar do PL teria na faixa de 30% a 32% e o gestor municipal estaria se aproximando, perigosamente.

“Quem conta com o apoio de Gustavo Mendanha, do vice-governador Daniel Vilela e do governador Ronaldo Caiado, como é o caso de Vilmar Mariano, vai acabar virando jogo. O prefeito, por certo, vai superar Professor Alcides, que tem teto e não é muito alto, por volta de abril — e, depois, tende a deslanchar. Ao contrário do deputado, a aliança política de Vilmarzin vai crescer. Professor Alcides tende a ficar isolado”, afirmam dois aliados do prefeito.

Segundo aliados de Vilmar Mariano, o deputado Professor Alcides tem muito dinheiro, o que atrai alguns aliados ocasionais, mas não agrega aliados espontâneos. “Parece que ele está bem forte, mas, na verdade, é o adversário mais fácil de ser derrotado, porque não agrega apoios novos e consistentes”, diz um vereador. “Já há aliados de Professor Alcides oferecendo apoio para Vilmarzin. Um deles inclusive circula com dois dossiês sobre o postulante do PL — um pessoal e outro sobre os negócios da Faculdade de Medicina.” (E.F.B.)