Adriana Accorsi e Mauro Rubem serão “esteios” de Edward em Goiânia

30 abril 2023 às 00h06

COMPARTILHAR
Virtual pré-candidato oficial do PT para as eleições municipais de Goiânia no próximo ano, o professor Edward Madureira caminha agora para a elaboração de uma estratégia de pré-campanha.
Isso envolve a montagem de bases eleitorais em toda a cidade. Como ele próprio admite, não é toda a cidade que o conhece. Para alcançar o posto de primeiro suplente da bancada do PT na Câmara dos Deputados, o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) teve uma votação esplahada pelo Estado inteiro.
Para tanto, contou especialmente com um voto orgânico de uma militância que poucos poderiam ter como patrimônio: os estudantes e egressos (além das famílias deles) da maior universidade de Goiás, que dirigiu por 12 anos, em três mandatos.
Se teve uma votação considerável para deputado federal – ainda mais tendo em vista os recursos financeiros que investiu –, em uma eleição de altíssimo custo e pelo Estado inteiro, será bem mais fácil para Edward uma campanha “só” na capital, não?
A “pegadinha” está aí. Ironicamente pela estrutura do eleitorado goianiense e das características das eleições municipais, é preciso buscar ser conhecido (e rapidamente) por todo mundo – mesmo os que nunca passaram perto do Campus Samambaia.
Para chegar a esse eleitor que ainda não o conhece mais do que, talvez, de “ouvir falar”, quem pode fazer a ponte? A resposta está dentro do próprio partido.
Edward tem pelo menos dois ótimos trunfos: a deputada federal Adriana Accorsi e o deputado estadual Mauro Rubem.
A primeira seria a candidata natural do PT em Goiânia, depois das postulações em 2016 e 2020, mas prefere se ater ao mandato em Brasília.
Pelo grande conhecimento da máquina administrativa, por sua intimidade com a política da capital e sua grande experiência política, o sindicalista Mauro também teria totais condições de ser “prefeitável”, mas já pacificou seu apoio ao professor.
Mas, mais do que liberar o professor de disputar a vaga, o sucesso do PT na corrida eleitoral depende do empenho de ambos, Adriana e Mauro, em transferir o potencial de votos que têm em suas bases para Edward. O ex-reitor da UFG hoje está no governo federal como assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma agência pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Se o corpo viaja entre Brasília e Rio de Janeiro, onde fica a sede da fundação, a mente e o coração estão em Goiânia.