Adib Elias percebe que Catalão pensa em mudança e decide reforçar sua posição política

Elder Galdino, do MDB, e Luciano Tampa, do PL, são apontados como o novo e o símbolo da mudança. Mas ainda não deslancharam

Adib Elias: o prefeito de Catalão é apontado como “favorito”, mas sabe que o eleitorado quer renovação | Foto: Y. Maeda

O prefeito de Catalão, Adib Elias, estava ficando muito tempo em Goiânia, como se fosse uma espécie de secretário informal do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do DEM. O líder do Podemos parecia pensar que, para ser reeleito, não precisaria se esforçar. Aliados sugerem que os demais candidatos não têm estatura política para enfrentá-lo.

Gustavo Sebba (PSDB): aposta do PSDB | Foto: Divulgação

Mas Adib Elias é esperto e começou a notar que, apesar de permanecer na frente, até bem na frente, os levantamentos, notadamente os qualitativos, começaram a mostrar que Catalão quer mesmo renovar. Só não encontrou o nome do político que seja de fato o símbolo da renovação, da mudança. Mas, com o alerta, o prefeito deixou os holofotes de Goiânia e, apesar da pandemia do novo coronavírus, está trabalhando na retomada de sua gestão. “Adib havia se tornado goianiense; agora, voltou a ser catalano”, brinca um pré-candidato a prefeito.

Elder Galdino: pré-candidato do MDB em Catalão | Foto: Divulgação

Neste momento, há, além de Adib Elias, mais de cinco pré-candidatos a prefeito. O que, longe de prejudicar, ajuda o prefeito. Como não há segundo turno na cidade, o líder do Podemos pode ser eleito com, digamos, 35% dos votos, desde que nenhum dos outros postulantes tenha 36%.

O MDB planeja bancar a candidatura do produtor rural Elder Galdino. Como nunca disputou nenhuma eleição, e é tido como vencedor na iniciativa privada — é rico e não depende do setor público —, Elder Galdino é apontado como um dos nomes novos da política local. O problema é que, até agora, não deslanchou. Até porque, além de não ter campanha, a pandemia do novo coronavírus deu uma esfriada nas articulações políticas.

Luciano Tampa: aposta do PL em Catalão | Foto: Reprodução/Facebook

O empresário Luciano Tampa é a aposta do PL da deputada federal Magda Mofatto. Assim como Elder Galdino, ele afirma que será candidato a prefeito.

O deputado estadual Gustavo Sebba, o que mais se aproxima de Adib Elias, também planeja disputar a eleição. Ele tem conversado tanto com Elder Galdino quanto com Luciano Tampa. Pode abrir espaço para um dos dois? É possível, mas quer ser candidato. Há quem aposte que, como não é visto como renovação — embora seja jovem, é filho de um político tradicional da cidade, o ex-prefeito Jardel Sebba —, pode acabar apoiando Elder Galdino, desde que este apoie sua reeleição em 2022.

Nas oposições, ao menos em parte dela, há o consenso de que, se forem para a disputa divididas, serão “devoradas” por Adib Elias. Se houver união, a tendência é que seja entre Gustavo Sebba, Elder Galdino e Luciano Tampa. Um deles tende a ser vice. Não deve ser o caso de Gustavo Sebba, que, se não for candidato, vai optar por ficar na Assembleia Legislativa. Há quem aposte que Luciano Tampa pode ser vice de Elder Galdino. Mas a deputada Magda Mofatto trabalha para que dispute a eleição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.