O Jornal Opção pediu a um marqueteiro que atua no Entorno de Brasília para explicar o que está acontecendo na disputa pela Prefeitura de Cristalina.

De cara, pediu sigilo da fonte, não das informações. “Trabalho para vários grupos políticos, sobretudo como consultor. Então, preciso me preservar.”

O quadro de Cristalina, um dos maiores produtores rurais de Goiás e município rico em cristais, é tão complexo que o marqueteiro disse o seguinte: “A única certeza que tenho é que o próximo prefeito será mineiro [Jean Eustáquio Magalhães Alves, do MDB] ou paulista [Dr. Luís Otávio Biazoto Massa, do PL]. Na verdade, parece mas não estou brincando. O que quero dizer é que a disputa é tão acirrada que qualquer um deles pode ser eleito”.

Daniel Sabino Vaz e Dr. Luís Otávio: ex-aliados | Foto: Divulgação

O grande trunfo de Jean Eustáquio é que conta com o apoio do Daniel Sabino Vaz, um dos prefeitos mais bem avaliados da história do município. É o único general eleitoral de Cristalina. O postulante do MDB conta também com o apoio do governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, e do vice-governador Daniel Vilela, do MDB. Os dois são generais eleitorais em todo o Estado.

Mas Daniel Sabino Vaz transfere votos para Jean Eustáquio? “Tudo indica que sim. Porque, sem o prefeito, o vereador não estaria colado em Luís Otávio.”

Luís Otávio é o vice-prefeito, mas rompeu com Daniel Sabino Vaz. “O médico Dr. Luís Otávio, um político que tem qualidades, poderia ter obtido o apoio do prefeito. Mas, quem sabe por vaidade, praticamente dispensou-o. Então, agora está enfrentando uma pedreira — o candidato de Daniel, que sabe fazer política.”

O marqueteiro assinala que há um fenômeno pouco examinado pela mídia sobre a política de Cristalina. “No momento, na cidade, Luís Otávio é mais forte. Porém, nos distritos e assentamentos, Jean poderá ganhar de lavada. Luís Otávio não tem força nos distritos e nos assentamentos, nos quais Daniel é quase ‘rei’. Porém, Jean está tentando, com muito trabalho e conquista de apoios, avançar na cidade. Luís Otávio pode ganhar? Claro que sim. Entretanto, se Jean avançar um pouco mais na cidade, o jogo poderá mudar e ele ser eleito.” (E.F.B.)