A guerra entre José Nelto e Professor Alcides pelo comando do Podemos
01 agosto 2021 às 00h00
COMPARTILHAR
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, estaria articulando junto com o empresário e deputado federal Professor Alcides Ribeiro
O deputado federal Professor Alcides Ribeiro pressionou a cúpula nacional com o objetivo de assumir a presidência do partido Progressistas em Goiás. Recebeu um sonoro “não”. O ministro Ciro Nogueira, mesmo sendo de uma paciência de Jó, mal quis ouvi-lo. O senador licenciado lhe disse, com todas as letras, que o comando do PP em Goiás continuará nas mãos do ex-ministro Alexandre Baldy. “A impressão que se tem é que Professor Alcides está cavando uma expulsão”, afirma um integrante do partido.
Professor Alcides, um empresário riquíssimo, dono de faculdades em Goiás e na Bahia, decidiu então conquistar o comando de outro partido, o Podemos. Entrou em contato com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), e conversaram com a presidente nacional do partido, Renata Abreu, e com o secretário-geral, Felipe Cortêz. Teria ficado acertado que o chefe de gabinete do parlamentar, Wallace Braz Francisco — apontado como um advogado competente —, assumirá a presidência do Podemos em Goiás até 2022, quando, com a janela partidária, Professor Alcides poderá deixar o PP sem risco de expulsão, e então assumirá a direção do partido.
Aliados do presidente estadual do Podemos, deputado federal José Nelto, estão preocupados, considerando que ele teria “remontado partido praticamente a partir do zero em Goiás. José Nelto contribui para eleger prefeitos pelo Podemos em 14 cidades, como, entre outras, Catalão, Porangatu, Águas Lindas, Pires do Rio, Ipameri e Corumbaíba. Felipe Cortês não conseguiu se eleger sequer a vereador em Goiânia, onde obteve uma votação pífia, e não colaborou para a eleição de nenhum prefeito. Será que o Podemos vai abrir mão de um deputado federal e de 14 prefeitos e centenas de vereadores?”, pergunta um aliado de José Nelto. Um aliado do Professor Alcides contrapõe: “Mas o partido ganhará outro deputado, com amplas chances de ser reeleito, e pode conquistar o passe do prefeito de Aparecida de Goiânia, que tem o segundo maior eleitorado de Goiás”.
Integrantes do Podemos relatam que a deputada Renata Abreu, ante as informações de que José Nelto iria deixar o partido, para disputar eleição noutra legenda, passou a conversar com aqueles que querem entrar no partido, e não sair. “Todo dia se lia notas em jornais, regiamente plantadas por Zé Nelto, informando que ele estaria negociando com o MDB, com o Republicanos e com o Democratas. Então, o partido decidiu agir, procurando novos aliados”, afirma um líder do Podemos. “Ora, Zé Nelto queria sair e agora, só por causa da chegada do Professor Alcides quer ficar?!”