A guerra de Lissauer, Célio, Nelto, Hildo, Lêda e Adriano pelo eleitor do Entorno de Brasília

Há apostas de que Célio Silveira será o campeão de votos na região, seguido por Adriano do Baldy e Lissauer Vieira

A lista a seguir está disposta em ordem alfabética, e não de favoritismo. Há outros pré-candidatos circulando pelos municípios do Entorno de Brasília. Mas os seis citados são apontados como os favoritos.

1
Adriano do Baldy/PP

Adriano do Baldy, deputado federal| Foto: Câmara dos Deputados

Sabe aquele político que “come pelas beiradas”, que é silencioso, mas, como Tancredo Neves, é tremendamente habilidoso? Pois o deputado federal Adriano do Baldy é um desses políticos. Em três anos e quase um mês de mandato, ele praticamente dobrou sua base de apoio no Estado. No entanto, enquanto se fala dos “grandes”, ele já tem o apoio dos prefeitos de Cidade Ocidental, Fábio Corrêa (PP), de Abadiânia, Zé Diniz (PP), e de Alexânia, Allysson Silva Lima (PP). Conta também com o apoio de Afrânio Pimentel, líder do PP em Valparaíso.

2
Célio Silveira/PSDB

Célio Silveira: deputado federal |Foto: Divulgação

De saída do PSDB, o deputado federal Célio Silveira caminha para se filiar ao MDB de Daniel Vilela ou ao União Brasil de Ronaldo Caiado. A tendência é que seja o candidato a deputado federal mais votado no Entorno de Brasília. Primeiro, porque é da região, tendo sido prefeito de Luziânia. Segundo, conta com apoios sólidos, como o dos prefeitos de Luziânia (o município que tem o maior eleitorado do Entorno), Diego Sorgatto (DEM), e de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB). Ele tem apoios em outros municípios, como Cidade Ocidental (o ex-prefeito Alex Batista é seu aliado). É, dos arrolados nesta lista, o que tem maior identidade com o Entorno de Brasília.

3
Hildo do Candango/Podemos

Hildo do Candango: ex-prefeito de Águas Lindas | Foto: Ascom

O ex-prefeito de Águas Lindas é filiado ao PTB, mas deve trocá-lo, entre fevereiro e março, pelo Podemos. Tem fama de gestor competente, mas não soube articular para eleger o sucessor em 2020. Ficou em cima do muro e, por isso, pode perder apoio local. Ainda assim, é um nome forte na região, ainda que seu prestígio não seja tão espraiado quanto o de Célio Silveira, sobretudo, e de Adriano do Baldy. Ele confia, por certo, no grande eleitorado de sua cidade. Porém, como há candidatos da (e de fora da) região que tem votos no município, terá de buscar apoios noutras cidades.

4
José Nelto/Podemos

José Nelto: deputado federal | Foto: Divulgação

O deputado federal conta com o apoio do prefeito de Água Lindas, Lucas Antonietti (Podemos). Como a cidade é pobre, e os moradores dependem em demasia da prefeitura, Dr. Lucas da Santa Mônica é um verdadeiro general eleitoral. A ressalva é um possível bairrismo da cidade, que conta com um candidato, Hildo do Candango.

5
Lêda Borges/PSDB

Lêda Borges: deputada estadual | Foto: Fábio Costa/Jornal Opção

A deputada estadual é a principal aposta do ex-governador Marconi Perillo no Entorno de Brasília. Perdeu força política em Valparaíso, onde sofreu uma derrota acachapante para o prefeito Pábio Mossoró (MDB). Também perdeu espaço em Luziânia (se considera “inimiga” do prefeito Diego Sorgatto) e Novo Gama. Mas é uma política articulada e atuante.

6
Lissauer Vieira/PSB

Lissauer Vieira: deputado estadual | Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa está trocando o PSB do deputado federal Elias Vaz pelo PSD do ex-deputado Vilmar Rocha (consta que o União Brasil também luta por seu passe político). O deputado estadual tem força sobretudo em Luziânia. O prefeito do município de fato tem compromisso com Célio Silveira, mas também vai abrir espaço para Lissauer na cidade. O ex-deputado federal Marcelo Melo será um dos coordenadores de sua campanha no Entorno de Brasília, notadamente em Luziânia. Há uma aposta de que Célio Silveira tende a ser o mais votado na região, com Lissauer Vieira e Adriano do Baldy disputando o segundo posto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.