Tancredo Neves, mestre dos mestres em política, costumava dizer aos aliados que, em política, não há cedo — só tarde.

A eleição para prefeito será disputada daqui a dois anos e um mês. Parece uma coisa distante, mas não é bem assim. Note que as desincompatibilizações começam daqui a um ano e sete meses — no início de abril de 2024. Portanto, está mais perto do que, às vezes, se imagina.

Em Aparecida de Goiânia — segundo município com mais eleitores de Goiás (329.587) —, as articulações já começaram.

O prefeito Vilmar Mariano, do Patriota, é candidato natural. Dada a estrutura, é um candidato forte. E tende a ser apoiado pelo deputado federal Professor Alcides Ribeiro, do PL.

A base governista vai lançar candidato na cidade — possivelmente Max Menezes, do PSD, ou Felipe Cortês, do Podemos. Aquele, entre os dois, que for eleito deputado estadual estará mais cacifado para a disputa. O deputado federal Glaustin da Fokus também tem simpatia da base governista.

Publica-se a seguir, em ordem alfabética e não de favoritismo, uma lista com dez nomes, ou seja, de possíveis candidatos. Evidentemente, alguns não disputarão e vários vão compor, saindo a vice ou mesmo disputado mandato de vereador. O ex-prefeito Gustavo Mendanha estaria dizendo, publicamente, que deve apoiar a reeleição de Vilmar Mariano. Porém, nos bastidores, a conversa é outra. Aliados de Mendanha sugerem que ele vai apoiar outro nome, considerando que o prefeito não pertence ao seu grupo político. Veja-se o caso do secretário da Fazenda da prefeitura, André Luis Rosa. Embora não tenha simpatia por Rosa, Vilmar Mariano o manteve a pedido de Mendanha. Entretanto, passada a eleição, tende a ser defenestrado. Há quem postule que o secretário tem projeto político e pode ser candidato a prefeito.

Detalhe: em 2024, dependendo do resultado da eleição para senador, os eleitores poderão assistir dois postulantes de peso na cidade: João Campos e Delegado Waldir Soares.

Comenta-se que Mendanha deve transferir seu domicílio eleitoral para Goiânia, onde, de acordo com um aliado, planeja disputar mandato de vereador em 2024 e de prefeito em 2028.

Confira, abaixo, a lista completa.

1

André Fortaleza/MDB

O presidente da Câmara Municipal é tido como turrão, o que, para disputar eleições majoritárias, é negativo. Porque ele não agrega. Mas é considerado como uma das apostas de Mendanha e da deputada federal Magda Mofatto, do PL.

2

André Rosa

O secretário da Fazenda da Prefeitura de Aparecida de Goiás é articulado politicamente. Pertence ao grupo de Mendanha. Tende a deixar o cargo logo depois das eleições.

3

Delegado Waldir Soares/União Brasil

Se não for eleito senador, o deputado passa a ser um nome forte para a disputa de Aparecida. Ele é sempre bem votado no município.

4

Felipe Cortês/Podemos

Líder do Podemos em Goiás, foi secretário da Prefeitura de Aparecida. Pode ser o candidato da base governista na cidade, sobretudo se for eleito deputado estadual.

5

Glaustin da Fokus/PSC

O sonho do deputado federal é gerir a Prefeitura de Aparecida. Em 2020 só não disputou porque não apareceu bem nas pesquisas. Porém, na época, havia um peso-pesado na disputa — Mendanha. Em 2024, mesmo com o prefeito Vilmar Mariano no páreo, todos serão, a rigor, japoneses.

6

João Campos/Republicanos

Se perder para senador, a tendência é que o deputado federal concentre suas energias políticas em Aparecida de Goiânia, tentando se reinventar como uma espécie de “novo Maguito Vilela”.

7

Max Meneses/PSD

O deputado estadual rompeu com Mendanha e com Vilmar Mariano. Se reeleito, pode ser o candidato da base governista na cidade. É ligado tanto a Vilmar Rocha e Lissauer Vieira, do PSD, quanto a Daniel Vilela, do MDB.

8

Professor Alcides Ribeiro/PL

O deputado federal é um peso-pesado da política de Aparecida. Se Vilmar Mariano aparecer bem nas pesquisas de intenção de voto, em 2024, o parlamentar vai apoiá-lo. Porém, se estiver mal, Professor Alcides pode ser candidato a prefeito. Se for, é um dos favoritos.

9

Tatá Teixeira/Patriota

Há quem aposte que o filho de Norberto Teixeira é o verdadeiro candidato de Mendanha. Ele é o faz-tudo do ex-prefeito. Articula com habilidade, mas seu estilo “trator” desagrada até aliados.

10

Vilmar Mariano/Patriota

Se estiver bem, será bancado pelo Professor Alcides. Não é um político de grande expressão, mas controla uma máquina poderosa, com muito dinheiro no caixa.