9 partidos que devem caminhar com Ronaldo Caiado em 2022

A relação inclui apenas partidos grandes e médios. Mas, contando com os pequenos partidos, o apoio será muito mais amplo

Mais do que oito partidos deverão apoiar a reeleição do governador de Goiás, Ronaldo Caiado em 2022. Os listados são partidos de grande e médio porte. Há também a possibilidade de o MDB compor com o gestor estadual. Possibilidade não é o mesmo que sugerir que vai compor, mas sim que pode aliar-se. O PL, hoje próximo do emedebismo de Daniel Vilela, no caso de este admitir uma aliança com o líder do partido Democratas, tende a acompanhá-lo.

1 — PDT

O partido dirigido pela deputada Flávia Morais está na base do governador Ronaldo Caiado. No momento, articula para aumentar a sua participação no governo.

2 — PL

A deputada Magda Mofatto está “fechada” com Daniel Vilela. Porém, recentemente, quase indicou o presidente da Goiastur, órgão do governo do Estado. Se o emedebista for candidato a senador na chapa de Ronaldo Caiado, a tendência é que a parlamentar componha com o governador.

3 — PP

Há, no momento, uma crise entre o presidente do Progressistas, Alexandre Baldy, e o governador Ronaldo Caiado. Mas a base do partido, sobretudo os prefeitos, quer uma recomposição.

4 — Pros

Eurípedes Júnior fechou inteiramente com o governador Ronaldo Caiado. O presidente nacional do Pros afastou Samuel Almeida do comando do partido em Goiás, agora inteiramente sob seu controle.

5 — PSC

O deputado estadual Henrique César e o deputado federal Glaustin da Fokus estão inteiramente na base do governador. O presidente do PSC, Eurípedes José do Carmo, foi presidente da Agência Goiana de Habitação e integra o bloco de apoio à reeleição de Ronaldo Caiado. A Agehab permanece sob o comando do PSC.

6 — PTB

O presidente do PTB em Goiás, Lineu Olímpio, é aliado do governador. Ele é o presidente da Ceasa.

7 — Podemos

O Podemos do deputado federal José Nelto e do prefeito de Catalão, Adib Elias, está fechado com Ronaldo Caiado. Adib Elias é cotado, inclusive, para ser vice do governador em 2022.

8 — PSD

O senador Vanderlan Cardoso e o deputado federal Francisco Júnior estão praticamente fechados com Ronaldo Caiado. Falta a definição do presidente do partido, Vilmar Rocha. A chega de Henrique Meirelles pode mexer um pouco no quadro, pois agora o partido tem alternativa tanto para o governo quanto para o Senado.

9 — Republicanos

O deputado federal João Campos, presidente regional do partido, e o deputado estadual e pastor Jefferson Rodrigues devem apoiar a reeleição de Ronaldo Caiado. O Republicanos quer ocupar cargo de proa no governo estadual, mas sobretudo quer que o gestor estadual contribua para viabilizar a administração do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, do Republicanos. Porque a capital será o cartão postal do partido na disputa de 2022, quando pretende emplacar um senador e um deputado federal. Ou então dois deputados federais, João Campos e Jefferson Rodrigues.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.