9 evangélicos devem disputar mandato de deputado federal em Goiás em 2022
18 abril 2021 às 00h02
COMPARTILHAR
Os mais cotados são Glaustin da Fokus, Luiz Carlos do Carmo, Fábio Sousa, Jefferson Rodrigues e Zé Antônio
Vários políticos evangélicos estão se movimentando para a disputa de mandato de deputado federal em 2022. “A lista será muito maior, mas os nomes mais cotados, no momento, são nove, ou dez, se João Campos não emplacar para senador e se voltar para a reeleição”, afirma um pastor da Assembleia de Deus.
Samuel Almeida, que estava cotado para disputar mandato de deputado — estadual ou federal —, deve ser o primeiro suplente de Henrique Meirelles (PSD) na disputa para o Senado.
O senador Luiz Carlos do Carmo, do MDB, planeja disputar a reeleição. Mas até aliados já admitem que seu único caminho será uma candidatura a deputado federal. O problema é seu grupo político já tem um deputado federal, o empresário Glaustin da Fokus, do PSC. A mulher de um político importante de Anápolis pode disputar, mas, como ainda não está definido, ele prefere não divulgar no momento.
A seguir, o listão dos nove nomes
1
Daniel Messac/Igreja Mundial
Representante político em Goiás do pastor Valdemiro Santiago, proprietário da Igreja Mundial, o ex-deputado estadual pretende disputar mandato de deputado federal. Ele é apontado como um dos maiores desmatadores da Amazônia, com o nome citado em reportagem especial da revista “Veja”. É filiado ao Pros.
2
Fábio Sousa/Fonte da Vida
O ex-deputado federal fez uma espécie de retiro espiritual e chegou a pensar em abandonar a política.Porém, pressionado por aliados, devem disputar mandato em 2022. É filiado ao PSDB, mas deve trocar de partido. Tem sido assediado por líderes de várias legendas.
3
Glaustin da Fokus/Assembleia de Deus
O deputado federal, com uma atuação tímida em Brasília, pretende disputar a reeleição. Sua força advém menos do fato de ser empresário e mais de ser bancado pela Assembleia de Deus — a liderada pelo pastor Oídes José do Carmo. É filiado ao PSC.
4
Igor Franco/Videira
Filiado ao Pros, Igor Franco é ligado à Igreja Videira.
5
Jefferson Rodrigues/Universal
O deputado estadual é a grande aposta da Igreja Universal e do partido Republicanos para deputado federal. Há um grande movimento, que conta com o apoio do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, para torná-lo mais competitivo.
6
Leandro Senna/Videira
O vereador do partido Republicanos vai disputar muito mais para ajudar os candidatos competitivos do partido, como Jefferson Rodrigues e Zé Antônio.
7
Luiz Carlos do Carmo/MDB
É cotado tanto para o Senado quanto para deputado federal. O problema é que, se ele e Glaustin da Fokus disputarem, os dois podem acabar sendo derrotados. Porque estarão disputando praticamente o mesmo eleitorado.
8
Samuel José dos Santos/Assembleia de Deus
O cantor é ligado à Assembleia de Deus de Anápolis. Filiado ao PTC, é apontado como “popular”.
9
Zé Antônio/Assembleia de Deus
Se disputar mandato de senador, Joao Campos vai bancar o ex-prefeito de Itumbiara, atualmente secretário na Prefeitura de Goiânia, para deputado federal. Ele tem força política no Sul de Goiás e, agora, na capital. O apoio do parlamentar o fortalece.