9 candidatos a deputado estadual que vão pedir votos em Porangatu

A cidade tende a bancar três candidatos. Mas seis forasteiros, com apoio local, tendem a esvaziá-los eleitoralmente

A lista a seguir, elaborada com o apoio de jornalistas e políticas de Porangatu, está disposta em ordem alfabética, e não de favoritismo.

Segundo o TSE, Porangatu tem 29.782 eleitores (dado de 2020). No pleito de 2020, votaram 23.050, com abstenção de 6.732 (22,60%) eleitores. A rigor, é um eleitorado “pequeno”. Sendo assim, com um número excessivo de candidatos, há a possibilidade de o município não eleger nenhum deputado local. Amauri Ribeiro, Bruno Peixoto, Chiquinho Oliveira, Cláudio Meirelles, Gugu Nader são pré-candidatos que têm bases em vários municípios, portanto não precisam de uma única cidade para se elegerem. Situação complicada mesmo é a de Givago Valadares, Professora Sandra e Sheilismar Ribeiro, que, além de disputarem os votos da própria cidade com as raposas políticas citadas, têm pouco espaço em outros municípios. Dos três, Valadares é o único que circula bem em outros municípios, como em Cristalina, no Entorno de Brasília.

Givago Valadares tem condições de obter 10 mil votos em Porangatu? Dado o número de candidatos, é muito difícil, mas não impossível, dada sua ampla estrutura. Pelo PRTB, se conseguir mais 5 mil votos em outros municípios, tem chance de se eleger. Porém, se obter apenas 5 mil votos na base, Porangatu, dificilmente conseguirá ser eleito. Sheilismar Ribeiro, do MDB (e disputada pelo PRTB), enfrenta o mesmo problema.

1
Amauri Ribeiro/União Brasil

Amauri Ribeiro: deputado estadual | Foto: Divulgação

O deputado estadual tem bases mais sólidas em Caldas Novas e Piracanjuba. Em Porangatu uma parte do pessoal do agronegócio tende a apoiá-lo.

2
Bruno Peixoto/União Brasil

Bruno Peixoto: deputado estadual | Foto: Maykon Cardoso/Alego

O deputado estadual conta com a força do vereador Edmilson Andrade na cidade.

3
Chiquinho Oliveira/MDB

Chiquinho Oliveira: deputado estadual

O deputado estadual tem o apoio do vereador Gildemar Fusquinha, do PSDB, e de Cleber do Samu. Pode surpreender com uma grande votação na cidade.

4
Claudio Meirelles/PL

Cláudio Meirelles: deputado estadual| Foto: Fábio Costa/Jornal Opção

O deputado estadual é bancado pelo ex-vereador Valmir do Couro. Ele tem propriedade rural na região.

5
Givago Valadares/PRTB

Givago Valadares: engenheiro | Foto: Facebook

O engenheiro é filho da prefeita Vanuza Valadares e do empresário Eronildo Valadares. É tido como possível campeão de voto no município. Mas o “excesso” de candidatos pode prejudicá-lo.

6
Gugu Nader/Agir 36

Gugu Nader: ex-vereador em Itumbiara | Foto: Divulgação

Político de Itumbiara, de onde pode sair com cerca de 18 mil votos, tem o apoio de Saulo Rolim no município. Há quem postule que pode ser bem votado na cidade.

7
Pedro Fernandes/Agir 36

Pedro Fernandes: ex-prefeito de Porangatu | Foto: Reprodução

O ex-prefeito estava apoiando Chiquinho Oliveira, mas, pressionado por aliados bairristas, decidiu sair candidato. Há quem acredite que recuará para apoiar Oliveira.

8
Professora Sandra/PL

Professora Sandra Maria Silva | Foto: Divulgação

A mestre, nome respeitado na cidade, é do PL e tem o apoio de membros do Sindicato dos Professores (Sintego).

9
Sheilismar Ribeiro/MDB

Sheilismar Ribeiro, jornalista| Foto: Facebook

A jornalista conta com o apoio do empresário e advogado Marcio Luis da Silva, do MDB. Ao lado de Givago Valadares, é apontada como uma possível campeã de votos no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.