Dois são ex-ministros, um foi governador, um é senador, dois deputados federais e dois são presidentes de partidos

Ao menos oito políticos gostariam de figurar na chapa do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), como candidato a senador. Além dos oito mencionados, tem se falado também no nome do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (a informação saiu em “O Globo”, na coluna do jornalista Lauro Jardim, no sábado, 26), e do deputado federal Major Vitor Hugo, principal representante do bolsonarismo em Goiás. Ressalve-se que o parlamentar começa a se comportar como oposição ao governo do líder do partido Democratas.

Por que tantos políticos querem disputar na chapa majoritária de Ronaldo Caiado? Porque o governador é o favorito para a disputa e o candidato a senador na sua composição tende a ser, possivelmente, o favorito.

A lista a seguir está configurada em ordem alfabética, e não de importância ou favoritismo.

1
Alexandre Baldy (PP)

O ex-deputado federal e ex-ministro tem tencionado, com o apoio do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, para ser candidato na chapa do governador Ronaldo Caiado. Ele é o presidente do partido Progressistas. Há quem o considere como carta fora do baralho e, por isso, é visto como postulante ao cargo de deputado federal. Mas há quem avalie que pode disputar mandato de senador noutra chapa. Ele diz a mesma coisa: vai disputar vaga no Senado.

2
Daniel Vilela (MDB)

O presidente do MDB é cotado para disputar mandato de governador, vice, senador e deputado federal. Ele ainda não definiu por qual projeto vai optar. Sua relação com Ronaldo Caiado é das melhores. Republicana.

3
Henrique Meirelles (PSD)

O ex-ministro Fazenda é visto por muitos políticos da base do governador como “estranja”, quer dizer, como o político que está voltando para Goiás unicamente em busca de um mandato. Mas ele é articulado, tem o apoio do senador Vanderlan Cardoso e do PSD. E, claro, costuma movimentar uma ampla estrutura financeira, o que certamente atrairá candidatos a deputado.

4
Iris Rezende (MDB)

Ronaldo Caiado nunca disse explicitamente. Mas há quem postule que é o nome preferido do governador. Sua presença na chapa poderá forçar uma união de amplos setores do MDB — talvez todo o partido — com o líder do Democratas. É considerado hors concours.

5
João Campos (Republicanos)

O deputado federal é um político consistente, desses que não perdem eleição e sempre é bem votado. Colocou seu nome e está articulando. Mas há quem aposte que, no final, irá a deputado federal.

6
Luiz Carlos do Carmo (MDB)

O senador é apontado como o terceiro nome do MDB para a disputa da vaga no Senado — atrás de Daniel Vilela e, sobretudo, de Iris Rezende. Sua força advém da ligação visceral com o meio evangélico, sobretudo a Igreja Assembleia de Deus.

7
Vilmar Rocha/PSD

O sonho do ex-deputado federal, grande figura pública da política de Goiás — tanto que tem o apreço do governador Ronaldo Caiado —, é ser senador. Mas tem admitido que, no momento, os ventos são mais favoráveis ao aliado Henrique Meirelles.

8
Zacharias Calil/DEM

O deputado federal não está muito animado em disputar a reeleição. Ele quer disputar mandato de senador. Ele é um dos críticos explícitos de Henrique Meirelles.