8 deputados que mais se destacam na defesa do governo de Ronaldo Caiado

Amauri Ribeiro é apontado como o parlamentar que mais defende as teses governistas. Caiado não aprecia os defensores pontuais

O Jornal Opção ouviu 10 deputados e oito aliados do governador Ronaldo Caiado — sem mandato — e a todos fez a mesma pergunta: “Quais são os deputados mais atuantes na defesa do governo de Ronaldo Caiado (DEM)?” Os oito listados foram os mais citados pelos entrevistados. Os comentários a respeito de cada um são sínteses formuladas a partir do que disseram os 18 consultados.

Os entrevistados disseram que outros deputados defendem o governo Caiado, mas não sempre e sem contundência. Há parlamentares, dizem, que agem assim: defendem o governo, ficam em cima do muro ou aliam-se, quando lhes interessam, às oposições. Os chamados “defensores pontuais” são tolerados por Caiado, mas não são inteiramente respeitados. “Há um deputado que fala mal de Caiado e de Ernesto Roller e depois pede favores e faz fotos junto com o governador”, pontua  um caiadista.

O deputado apontado como principal defensor do governo Caiado é Amauri Ribeiro, do Patriota. “Falta-lhe, porém, fazer uma defesa mais técnica e qualificada”, disse a maioria dos entrevistados. “Se estudasse mais os assuntos, contribuiria mais com o governo. Mas fica-se com a impressão de que Caiado o aprecia assim mesmo.” Ele é o que os colegas chamam de “batedor”.

Álvaro Guimarães | Foto: Fábio Costa / Jornal Opção

1 — Álvaro Guimarães/DEM — O deputado queria ser presidente da Assembleia Legislativa, mas, dada a articulação fraca do governador Ronaldo Caiado, acabou tendo de abrir espaço para Lissauer Vieira, o eleito. Mesmo assim, e embora faça discursos leves, o líder de Itumbiara é entusiasta do gestor estadual.

Amauri Ribeiro | Foto: Reprodução

2 — Amauri Ribeiro/PRP — É o deputado que faz a defesa mais contundente do governo de Ronaldo Caiado. O líder de Piracanjuba, com seu estilo nada refinado e batendo abaixo da linha de cintura, agrada imensamente o Palácio das Esmeraldas. Um parlamentar comenta: “Amauri nasceu para ser caiadista. Até parece um Caiado”. Da base do governo, o deputado está dizendo que é firme e intransigente na defesa do governismo.

Bruno Peixoto | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

3 — Bruno Peixoto/MDB — É o deputado que mais fala em nome do governo na Assembleia. Ronaldo Caiado prefere dialogar com ele do que com o presidente do Poder Legislativo, Lissuaer Vieira. Mas há quem, na base governista, o considere fraco na articulação política. “Deveria ser mais agregador”, sugere um governista.

Eduardo Prado | Foto: Divulgação

4 — Eduardo Prado/PV — O delegado de polícia defende o governo e também articula nos bastidores. Há até quem acredite que o DEM possa bancá-lo para prefeito em Goiânia.

Humberto Teófilo | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

5 — Humberto Téofilo/PSL — O delegado de polícia defende o governo de Caiado com unhas, cutículas e dentes. Contrariando a orientação do presidente do partido, deputado Delegado Waldir Soares, que faz oposição à gestão do líder do DEM.

Jefferson Rodrigues | Foto: Divulgação

6 — Jeferson Rodrigues/PRB — O deputado faz uma defesa sóbria mas constante do governo de Ronaldo Caiado. Não é estridente, mas não recua do apoio.

Paulo Trabalho | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

7 — Paulo Trabalho/PSL — Está sempre na defesa do governo de Caiado. Mesmo contrariando a orientação do deputado Delegado Waldir Soares, que está na oposição à gestão estadual.

Rafael Gouveia | Foto: Divulgação

8 — Rafael Gouveia/DC — É articulado e defende o governo sempre, não apenas nas ocasiões em que lhe interessa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Edson palley

Vão sentir peso da próxima eleição