8 candidatos a deputado federal por Rio Verde
26 junho 2022 às 00h00
COMPARTILHAR
Flávia Cunha e Nayara Barcelos podem ser bem votadas, o que poderá contribuir para reduzir a votação de Dannillo Pereira e Marussa Boldrin
Os últimos dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostram que Rio Verde é a quarta cidade com mais eleitores de Goiás — atrás apenas de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. São 140.230 eleitores. Tal número é quase o equivalente ao quociente eleitoral para eleger um deputado federal.
O município poderá ter, na disputa deste ano, ao menos oito candidatos a deputado federal. Sem contar, claro, os candidatos de outras cidades que montam estruturas na cidade no período eleitoral.
Ao perceber a quantidade de candidatos, o jornalista-radialista Costa Filho — um dos mais bem-informados sobre a política de Rio Verde —chegou a sugerir, brincando a sério, que o município pode acabar tendo, proporcionalmente, mais candidatos do que eleitores.
Façamos uma conta de divisão. Se a cidade tem 140.230 eleitores, e são oito candidatos, se todos conquistassem o mesmo número de votos, receberiam, cada um, 17.528,75 votos. Ou seja, uma votação que não daria para eleger um candidato a deputado estadual de um partido de médio e grande porte.
Frise-se, é claro, que os candidatos não vão receber o mesmo número de votos. O vice-prefeito Dannillo Pereira, do PSD, e Marussa Boldrin, do MDB, tendem, por causa de suas amplas estruturas, a ser os mais votados. Mesmo assim, com tantos candidatos, é bem possível que o município fique sem representante na Câmara dos Deputados.
Dannillo Pereira, apoiado pelo prefeito Paulo do Vale, do União Brasil, é um candidato que tende a ser, eleitoralmente, consistente. Mas pode ser prejudicado pelo excesso de candidatos e também pela entrada de uma “legião estrangeira” na cidade. Por isso, se quiser ser eleito, terá de buscar votos em outros municípios, notadamente do Sudoeste goiano, como Jataí (70.762 eleitores) e Mineiros (47.314 eleitores), para citar apenas dois com número razoável de votantes (juntos, têm 117.986 eleitores). Marussa Boldrin, assim como outros postulantes, terá de buscar eleitores em outras cidades — tanto do Sudoeste quanto de outras regiões.
Além de Dannillo Pereira e Marussa Boldrin, os favoritos da cidade, há mais seis pré-candidatos: Flávia Cunha (filha do ex-prefeito Paulo Roberto Cunha, um ícone da política local), do pP, Flávio Pagotto (publicitário), do Novo, Lúcia Batista (vereadora), do PSB, Nayara Barcelos (vereadora), do PRTB, Peplionio Jaó (irmão do vereador Orestes da Habitação) e Professor Vavá, do PT.
Há quem aposte que tanto Flávia Cunha quanto Nayara Barcelos (bancada pelo senador Vanderlan Cardoso) podem ser bem votadas, o que poderá contribuir para reduzir a votação de Dannillo Pereira e Marussa Boldrin.