7 candidatos a deputado estadual e seus padrinhos poderosos em Aparecida de Goiânia

20 fevereiro 2022 às 00h01

COMPARTILHAR
Os nomes considerados mais fortes são Felipe Cortês, Max Menezes, Veter Martins e Wallace Braz. Mas os demais estão no jogo
Aparecida de Goiânia não é terra de ninguém e tem líderes locais importantes. Mas o fato é que, por ter mais de 300 mil eleitores, em todas as disputas aparecem “estrangeiros” para disputar seus votos. Porém, na disputa para deputado estadual de 2022, os nomes mais fortes são mesmo de políticos locais. Um ou outro pode até não morar mas trabalha na cidade. Mais importante: tem padrinhos poderosos no município.
A lista a seguir está disposta em ordem alfabética, e não de favoritismo.
1
Camila Rosa/PSD

Padrinho: Vilmar Rocha, presidente regional do PSD.
A vereadora é cotada para disputar mandato de deputada federal. Mas há quem postule que só tem chance para deputada estadual. Ressalva: Vilmar Rocha não mora nem atua em Aparecida. Porém, como presidente do PSD, é um general eleitoral.
2
Felipe Cortês/Podemos

Padrinho: Vilmarzinho Mariano, vice-prefeito de Aparecida de Goiânia.
O secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Aparecida tem ligação forte tanto com o prefeito Gustavo Mendanha quanto com Vilmarzinho. Este se tornou presidente estadual do Podemos com seu apoio.
3
Johnathan Medeiros/Republicanos

Padrinho: deputado federal João Campos.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem o apoio de um peso-pesado da política, João Campos. Este, por sinal, é bem votado no município,
4
Max Menezes/MDB

Padrinho: Gustavo Mendanha, prefeito de Aparecida de Goiânia.
É o “xodó” de Mendanha e, se for eleito, será seu candidato a prefeito na disputa eleitoral de 2024. Vai deixar o MDB em março.
5
Ozair José/PSC

Padrinho: Glaustin da Fokus, deputado federal.
O ex-deputado estadual nunca conseguiu ser eleito prefeito de Aparecida, mas é um político articulado e tem o apoio do parlamentar, que é um empresário endinheirado.
6
Veter Martins

Padrinho: Vilmarzinho Mariano.
O secretário de Planejamento e Regulação Urbana vai contar com um apoio peso-pesado — o vice-prefeito, que, a partir de 2 de abril deste ano, assumirá o comando da prefeitura e se tornará o principal general eleitoral de Aparecida, ao lado de Gustavo Mendanha.
7
Wallace Braz/PP

Padrinho: Professor Alcides Ribeiro, deputado federal.
O advogado é considerado um nome forte porque tem o apoio do parlamentar, que não tem dó de gastar dinheiro nas campanhas eleitorais. A turma de Mendanha tentou retirá-lo do páreo, mas não conseguiu, ao menos até agora.