60 líderes políticos que vão comandar o Exército eleitoral de Ronaldo Caiado em 2022

Os principais líderes políticos de Goiás estão fechados com a reeleição do governador e poderão ter um peso decisivo na campanha

O exército eleitoral do governador Ronaldo Caiado — para a disputa da reeleição em 2022 — tende a ser um dos maiores da história de Goiás. Com base em informações de líderes partidários, o Jornal Opção publica uma lista mínima dos principais apoiadores da reeleição do presidente do partido Democratas. Na verdade, a lista é muito maior, mas foram apontados os mais citados pelos 22 entrevistados.

Adib Elias é listado, porque é visto como “amigo” e “aliado” de Ronaldo Caiado. Porém, tem dito, em Catalão, que não pertence mais à base do governador. Há quem postule, até, que pode ser vice de Gustavo Mendanha.

Assessor especial do governador Ronaldo Caiado, Marcos Cabral assinala: “Quando este exército estiver em campo, anote, ninguém vai segurá-lo. A vitória será, com certeza, no primeiro turno”. O vereador Sandes Júnior corrobora: “É a maior força política da história de Goiás. Uma armada invencível”.

1
Adib Elias

O prefeito de Catalão é uma força da natureza, com uma capacidade de trabalho imensa. Está chateado com o governador Ronaldo Caiado, por causa de Daniel Vilela na sua vice para 2022. Chega-se a comentar que poderá apoiar Gustavo Mendanha (que deve se filiar ao PL ou ao Podemos). Porém, na base governista, acredita-se que, para evitar que Marconi Perillo tente voltar ao poder, via prefeito de Aparecida, poderá recompor com o gestor estadual. “Ninguém imagina um palanque com Adib Elias e Jardel Sebba ‘abraçados’”, diz um aliado do gestor. O administrador do município mais próspero do Sudeste disse que não ficará no Podemos.

2
Adriano do Baldy/PP

O deputado federal, uma formiguinha atuante no apoio aos prefeitos que representa, trabalha para que o partido Progressistas apoie a reeleição de Ronaldo Caiado. Ele é um dos entusiastas da gestão do governador.

3
Agenor Rezende/MDB

Foi presidente da Assembleia Legislativa, governador de Goiás, prefeito de Mineiros durante dois mandatos consecutivos e fez o sucessor. É um dos políticos fortes do Sudoeste. Fechado com Daniel Vilela, apoia a reeleição de Ronaldo Caiado.

4
Alcides Rodrigues/Patriota

O deputado federal e ex-governador de Goiás é amigo e aliado de Ronaldo Caiado. Qualquer que seja a decisão do partido, estará no palanque do governador.

5
Aleomar Rezende/MDB

O jovem prefeito de Mineiros é uma das forças políticas do Sudoeste goiano. Estará 100% dentro da campanha de Ronaldo Caiado e Daniel Vilela.

6
Alexandre Baldy

O ex-ministro planeja disputar mandato de senador. Porém, mesmo se não conseguir, deve ficar na base do governador Ronaldo Caiado. Porque os prefeitos do partido e o deputado Adriano do Baldy planejam seguir com o líder do DEM. É um político articulado local e nacionalmente.

7
Álvaro Guimarães/DEM

O deputado estadual é uma das principais forças políticas do Sul do Estado, sobretudo de Itumbiara.

8
Carlão da AGM

O prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) é um dos principais aliados do governador.

9
Carlinhos do Mangão/DEM

O prefeito de Novo Gama é um dos apoiadores cruciais de Ronaldo Caiado no Entorno de Brasília. “É desses políticos que vão atrás do voto do cidadão como se fosse o  único”, afirma um aliado do governador.

10
Célio Silveira/PSDB

De saída do PSDB, o deputado federal apoia a reeleição de Ronaldo Caiado. Ele mantém ligação com Daniel Vilela. Pode se filiar ao MDB ou ao DEM.

11
Daniel do Sindicato/DEM

O jovem prefeito de Cristalina é um dos principais aliados de Ronaldo Caiado no Entorno de Brasília.

12
Daniel Vilela/MDB

Ao lado de Ronaldo Caiado, o presidente do MDB representa a renovação na aliança para 2022. É jovem, articulado e popular.

13
Delegado Waldir Soares/PSL

O deputado federal mais votado da história de Goiás tende a apoiar Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. Quer ser candidato a senador.

14
Diego Sorgatto/DEM

O prefeito de Luziânia, cidade mais rica do Entorno de Brasília, é jovem e será um dos ases da campanha de Ronaldo Caiado.

15
Dione Araújo/DEM

O prefeito de Itumbiara é aliado histórico de Ronaldo Caiado. Fortíssimo no Sul do Estado. Itumbiara é uma cidade-polo.

16
Edmário de Castro Barbosa/Cidadania

O prefeito é uma liderança política do Norte de Goiás. Seu vice, Dino Ayres, é do DEM.

17
Ernesto Roller

O advogado é um articulador hábil. Mais fechado com Ronaldo Caiado, impossível. Além de aliados, são primos. É uma força no Entorno de Brasília e em todo o Estado. Porque foi deputado estadual, secretário de Segurança Pública e, agora, é secretário de Governo.

18
Fábio Corrêa/PP

Um dos políticos mais respeitados do Entorno, o prefeito de Cidade Ocidental segue com Ronaldo Caiado.

19
Fernando Pellozo/PSD

O prefeito de Senador Canedo segue firme com Ronaldo Caiado. Representa uma das cidades mais ricas do Entorno de Goiânia.

20
Flávia Morais/PDT

Deputada federal, uma campeã de voto, segue na base do governador. Mais do que cabo, é uma grande general eleitoral. Tem voto em todo o Estado.

21
Francisco Júnior/PSD

O deputado federal é católico e representa grupos católicos coesos. Banca Henrique Meirelles para a chapa majoritária de Ronaldo Caiado.

22
Fred Vidigal/PTB

O prefeito de Rialma banca a reeleição do governador. Seu vice, Zé Maria de Carvalho, é do DEM.

23
Glaustin da Fokus/PSC

O deputado federal tem afirmado que apoiará a reeleição do governador. Ressalve-se que o PSC não ficou satisfeito por ter perdido a presidência da Agência de Habitação (Agehab).

24
Gustavo Marques/Podemos

O Podemos pode até não apoiar Ronaldo Caiado. Mas, com ou sem sol, com ou sem chuva, o prefeito de Formosa estará no palanque do governador.

25
Henrique Meirelles/PSD

Provável candidato a senador na chapa de Ronaldo Caiado, é um político nacional. Ele soma, inclusive por fortalecer as candidaturas a deputado estadual e federal. Quer caminhar com o governador.

26
Hermano Alves/DEM

É o prefeito que, administrador eficiente, praticamente “reinventou” a cidade de Aruanã.

27
Hildo do Candango/PTB

É um dos mais importantes líderes políticos do Entorno. Deve ficar com Ronaldo Caiado.

28
Humberto Machado/MDB

O prefeito ficará na história de Jataí como administrador eficiente e como o político que não perde eleição. Será figura de proa da campanha de Ronaldo Caiado-Daniel Vilela no Sudoeste goiano.

29
Iris Rezende/MDB

O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia é um dos poucos políticos que transferem voto. É um forte aliado de Ronaldo Caiado na Grande Goiânia.

30
Issy Quinan/PP

O ex-prefeito de Vianópolis aposta suas fichas na dupla Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. Ele vai disputar mandato de deputado estadual. Conta com o apoio do deputado Tião Caroço,

31
Jorge Kajuru/Podemos

O senador tem afirmado que não está entusiasmado com a política de Goiás. Mas, entre Ronaldo Caiado, seu amigo de décadas, e Gustavo Mendanha, que quer “ressuscitar” Marconi Perillo, fica com o aliado histórico. É popular e transfere voto.

32
José Nelto/Podemos

Se o Podemos ficar contra Ronaldo Caiado, o deputado federal sairá do partido. Tem presença em todo o Estado.

33
Lincoln Tejota/Cidadania

É notório que não ficou satisfeito por não continuar na vice de Ronaldo Caiado para a disputa de 2022. Mas, leal e amigo, ficará ao lado do governador. É a tendência.

34
Lissauer Vieira/PSB

O presidente da Assembleia Legislativa deve trocar o PSB pelo PP (ou pelo PSD). Era líder apenas no Sudoeste, mas hoje estendeu sua força política a várias regiões. Não está satisfeito com a presença de Daniel Vilela na vice, mas, por causa de Ronaldo Caiado, tende a permanecer na base governista.

35
Lívio Luciano/DEM

O ex-deputado é um articulador hábil político (preside o DEM em Goiânia). Parente de Iris Rezende, tem forte presença em Goiânia, no meio evangélico, mas não só.

36
Lucas Antonietti/Podemos

O prefeito de Águas Lindas é ligado a Daniel Vilela e José Nelto. Ficará com Ronaldo Caiado.

37
Lucas Vergílio/Solidariedade

O deputado federal está fechado com Ronaldo Caiado.

38

Luiz Carlos do Carmo/MDB

É provável que saia do MDB, filiando-se ao PSC. Quer ser candidato a senador. Há quem postule que irá para o lado de Gustavo Mendanha. Mas a maioria avalia que pode continuar base de Ronaldo Caiado.

39
Major Vitor Hugo/PSL

Estaria articulando com Gustavo Mendanha. Mas, se permanecer no PSL — que deve se fundir com o DEM —, certamente acabará por apoiar Ronaldo Caiado. Quem decide sobre a posição política do deputado federal é o presidente Jair Bolsonaro.

40
Manuel Cearense/MDB

O presidente do MDB em Rio Verde é um articulador hábil e estará na linha de frente da campanha. É ligadíssimo a Daniel Vilela.

41
Marcelo Melo/DEM

O ex-deputado federal será um dos generais eleitorais da campanha de Ronaldo Caiado no Entorno de Brasília.

42
Márcio Corrêa/MDB

Presidente do MDB em Anápolis, o dentista e empresário é um dos principais apoiadores da aliança de Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. É carne e unha com o presidente do MDB.

43
Márcio Luís Silva/MDB

É uma das revelações da política de Porangatu. Aliado de primeira hora de Daniel Vilela.

44
Marcos Cabral/DEM

Amigo e aliado do governador Ronaldo Caiado, é o principal líder político de Santa Terezinha de Goiás. Dele se diz: “Governa mesmo quando na oposição”.

45
Nivaldo Melo/PP

O prefeito de Pirenópolis é popularíssimo. Deve ser um dos generais eleitorais da campanha de Ronaldo Caiado-Daniel Vilela.

46
Pábio Mossoró/MDB

O prefeito de Valparaíso se tornou, em pouco tempo, um dos principais líderes do Entorno de Brasília. Foi um dos primeiros prefeitos a hipotecar apoio à chapa Ronaldo Caiado-Daniel Vilela. “Vamos ganhar no primeiro turno”, costuma dizer.

47
Paulo do Vale/DEM

O prefeito de Rio Verde é aliado incontornável do governador Ronaldo Caiado. Não é desses políticos que arranjam uma chateação qualquer para trair os aliados.

48
Paulo Vitor/DEM

O prefeito de Jaraguá representa a força jovem e competente que banca Ronaldo Caiado e Daniel Vilela.

49
Pedro Chaves/MDB

O ex-deputado federal será uma das peças-chaves da campanha de Ronaldo Caiado-Daniel Vilela no Nordeste de Goiás.

50
Renato de Castro

O ex-prefeito de Goianésia está chateado, porque não queria Daniel Vilela como vice de Ronaldo Caiado. Porém, por saber que o governador será o presidente do DEM, tende a ficar ao seu lado. Frise-se: não está satisfeito com a chapa majoritária. Deve se filiar ao DEM.

51
Roberto Naves/PP

O prefeito de Anápolis é um articulador político hábil. Não apreciou a chapa majoritária com Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. Mas tende a ficar na base governista. Caiado tem apreço pelo prefeito e vice-versa.

52
Rogério Troncoso

Deixou o PTB e deve se filiar ao MDB (também é objeto de desejo político do DEM). É o mais importante líder político de Morrinhos.

53
Ronaldo Caiado/DEM

Por ser candidato a governador, não deveria figurar na lista. Mas os entrevistados disseram, em síntese: “Ele é o maior ‘general’ eleitoral de sua própria campanha. Porque é respeitado em todo o Estado”.

54
Sandes Júnior/PP

O vereador é um dos políticos que mais tem votos em Goiânia. Aposta suas fichas na vitória da chapa de Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. “Trata-se de uma aliança imbatível”, sublinha.

55
Tião Caroço/DEM

É um articulador hábil. É um general eleitoral no Entorno de Brasília. Amigo e aliado de Ronaldo Caiado. Costuma dizer: “Vamos ganhar no primeiro turno”.

56
Vanderlan Cardoso/PSD

O senador tem presença política em praticamente todo o Estado e transfere voto. Forte entre os evangélicos.

57
Vanuza Valadares/Podemos

A prefeita de Porangatu figura entre os principais líderes do Norte de Goiás. Se o Podemos não apoiar o governador, ela certamente deixará o partido.

58
Vilmar Rocha/PSD

O presidente do PSD vai apoiar Ronaldo Caiado. Desde que seu aliado Henrique Meirelles figure na chapa majoritária como candidato a senador.

59
Zacharias Calil/DEM

Um dos campeões de voto para deputado federal, em 2018, está fechado com Ronaldo Caiado. “Vamos ganhar”, afirma. Uma pesquisa mostra que “transfere” voto. Ele planeja disputar mandato de senador. Mas não põe a faca no pescoço de seus aliados. “Continuarei com Ronaldo Caiado, meu aliado e amigo”, diz, convicto.

60
Zé Mário Schreiner

O deputado federal é discreto, mas tem força político-eleitoral em todo o Estado. É um dos mais poderosos líderes da agricultura em Goiás e no país.

Uma resposta para “60 líderes políticos que vão comandar o Exército eleitoral de Ronaldo Caiado em 2022”

  1. Avatar sonia maria oliveira dos santos disse:

    Parece bons representantes, seria importante terminarem obras inacabadas, isso faria com que o povo tivesse mais credibilidade em nossos governantes, e não deixasse nossa saúde pública virar um caos com certeza apoiarei um desses ,mas gostaria que nossos candidatos tivessem um olhar tridimensional para avançar na política eleita por uma população em busca de esperança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.