As eleições para prefeito e vereador de 2024 são “armas” para aqueles que planejam disputar mandato de deputado federal e deputado estadual em 2026.

A região Norte de Goiás conta com poucos eleitores, mas já conseguiu eleger deputados estaduais, como Carlos Rosemberg, Vanuza Valadares e Júlio “da Retífica” Sérgio Melo. Mas, em 2022, não conseguiu eleger nenhum.

Para 2026, há pelo menos cinco nomes se colocando (e fala-se também no engenheiro Givago Valadares, que ainda não firmou uma posição a respeito).

1

Ângelo Marques

O professor Ângelo Marques conta com o apoio do deputado federal José Nelto, do União Brasil, e tenta conquistar o apoio da prefeita Vanuza Valadares (que tende a ser reeleita).

2

Azaide Donizetti Borges Martins

A prefeita de São Miguel do Araguaia terá condições de disputar mandato de deputada se contribuir para que o empresário Jadir da Farmácia seja eleito prefeito do município. Se não, a tendência é que fique fora da disputa.

3

Eudes Rodrigues de Araújo

Bem-sucedido prefeito de Novo Planalto, seu principal problema é a escassez de eleitores no município que representa. Se Jeronymo Siqueira, do PL, for eleito em São Miguel do Araguaia, ele poderá disputar com chance de vitória.

4

Márcio Luís da Silva

O empresário foi candidato a prefeito de Porangatu, em 2020, e perdeu por menos de 50 votos. É ligado ao vice-governador Daniel Vilela, que, em 2026, assumirá o governo por nove meses. Para ganhar, precisa ampliar seu raio de ação política para outros municípios. Ele é presidente da Facieg.

5

Rodrigo Fernandes

O advogado tem uma chance de se apresentar como um candidato forte: se o empresário Oziris Ribeiro da Silva, do União Brasil, for eleito prefeito. Comenta-se que o prefeito Valmir Pedro também planeja ser candidato a deputado. Mas pode recuar para apoiar Rodrigo Fernandes.

Entretanto, se o empresário Azarias Machadinho, do MDB, for eleito, aí as coisas se complicam tanto para Rodrigues Fernandes quanto Valmir Pedro. (E.F.B.)