O DEM de João Bosco Mesquita e o DEM de Itamar Teixeira tentam uma aliança para a disputa contra quem controla a máquina pública
A disputa para prefeito de Orizona está acirrada, com vários pré-candidatos. Há quem aposte em composição entre alguns postulantes, mas, no momento, há seis nomes no páreo.
Os ex-prefeitos João Bosco Mesquita, do DEM, e Dr. Itamar Teixeira, do PP, articulam uma composição para enfrentar o prefeito de Orizona, Joaquim Augusto Marçal, do PSDB. Eles administraram a prefeitura, respectivamente, de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008. O deputado federal José Mário Schreiner e o deputado estadual Diego Sorgatto, ambos do Democratas, patrocinam a frente política. O projeto conta também com o apoio do ex-deputado federal Marcelo Melo — ligado ao grupo de João Bosco — e do ex-deputado federal Roberto Balestra, aliado de Itamar Teixeira.
A tese é a seguinte: o prefeito tem desgaste, mas, ao mesmo tempo, a máquina pública é poderosa, quer dizer, é uma espécie de general eleitoral. O desgaste às vezes pode ser compensado pelo peso da estrutura. Daí que as oposições, se articularem uma aliança forte, passam a ter maiores chances. Divididas, tendem a se tornar — indiretamente — o coronel eleitoral do prefeito.
5 principais nomes que estão no páreo
A lista a seguir está disposta em ordem alfabética, e não de favoritismo.

Felipe Dias: postulante do MDB | Foto: Reprodução
1 — Felipe Dias/MDB — Ex-prefeito. Pré-candidatos dizem que responde a processos por “improbidade administrativa”. Entretanto, se não tiver condenação em segunda instância, poderá ser candidato.

Itamar Teixeira: pré-candidato a prefeito pelo PP | Foto: Reprodução
2 — Itamar Teixeira/PP — Foi prefeito da cidade e é médico, portanto é bem conhecido do eleitorado.

João Flávio é pré-candidato a prefeito pelo PSB
3 — João Flávio/PSB — É empresário na área ambiental. Pertence ao partido do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira.

Joaquim Marçal é candidato à reeleição | Foto: Reprodução
4 — Joaquim Augusto Marçal/PSDB — O prefeito conta com uma estrutura forte, porque detém o controle da máquina pública.

Roseli Mesquita é pré-candidata pelo DEM | Foto: Reprodução
5 — Roseli Mesquita/DEM — É a vice-prefeita, foi vereadora e é casada com o ex-prefeito João Bosco.

Sidney Mendes: pré-candidato do Solidariedade
6 — Sidney Mendes/Solidariedade — É empresário. Nunca disputou cargo eletivo. É ligado ao deputado Lucas Vergílio.
Deixe uma resposta