O ex-prefeito de Caldas Novas Evandro Magal é uma raposa política das mais felpudas e está sempre retirando um coelho da cartola. No momento, ele próprio admite que pode ficar fora do páreo, por causa de problemas judiciais. Entretanto, nos bastidores, costuma sugerir que nada vai segurá-lo e que será candidato, pois acredita que, dada sua imensa popularidade, poderá derrotar o prefeito Kleber Marra (MDB), que vem melhorando seus números nas pesquisas de intenção de voto.

Evandro Magal quer ser candidato. Porém, como sabe que pode ser retirado do jogo, cogita apoiar outro postulante. O objetivo do ex-prefeito, se não puder disputar, é bancar um candidato que seja capaz de derrotar Kleber Marra. Mas quem ele poderá apoiar? Com o apoio de três magalistas, um repórter do Jornal Opção elaborou uma lista de possíveis candidatos apoiados pelo ex-prefeito. Confira, em ordem alfabética, os possíveis pré-candidatos do magalismo.

1

Everton Jamal

Everton Jamal: vereador em Caldas Novas | Foto: Facebook

O vereador migrou para a oposição e adotou um discurso radical contra a administração do prefeito Kleber Marra. É articulado e afiado. É uma espécie de neo-magalista.

2

Fabrizio “da Construtora” Silva

Se disputar como “independente”, sem conexão com os homens da velha política, pode adotar o discurso do novo. Porém, se for apoiado por Magal, será um representante do passado e terá, por isso, de justificar até os atos do ex-prefeito.

3

Lúcia Moreno

Lúcia Moreno: rainha das redes sociais | Foto: Facebook

Ás da internet, Lúcia Moreno consegue mobilizar o governo de Kleber Marra para respondê-la. Consta que Evandro Magal gostaria de tê-la como vice. Se apoiá-la, dando-lhe estrutura, a musa das redes sociais se tornará consistente, do ponto de vista eleitoral. Porém, perderá seu discurso em defesa da ética, por assim dizer. Ela é crítica da gestão de Kleber Marra, com foco sobretudo no setor de saúde, que, como se sabe, não funcionava bem na gestão de Evandro Magal.

4

Marquinho Palmerston/União Brasil

Marquinho Palmerston: ex-deputado estadual | Foto: Assembleia Legislativa

O ex-deputado estadual pertence a uma família histórica de Caldas Novas, com empresários bem-sucedidos. Sua trajetória é independente da de Evandro Magal. Mas, se bancado pelo ex-prefeito, ganhará mais densidade eleitoral.

5

Oscar Santos

O advogado Oscar Santos Neto é aliado de Evandro Magal. Ele foi secretário de Finanças da gestão do ex-prefeito. É bisneto do fundador da cidade, Oscar Santos.

Quem aceitar o apoio de Magal saberá, desde o início, que não poderá adotar o discurso da renovação. Porque, na política de Caldas Novas, ninguém é mais velho, sobretudo nas práticas político-administrativas, do que o ex-prefeito. (E.F.B.)