5 deputados estaduais que vão disputar mandato de deputado federal em 2026
17 novembro 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
Ao menos cinco deputados estaduais planejam disputar mandato de deputado federal em 2026, daqui a um ano e dez meses. Na eleição para prefeito e vereador em 2024, o quinteto operou para ampliar suas bases eleitorais.
A lista abaixo está disposta em ordem alfabética, e não de relevância política.
Por enquanto, o PL não definiu se alguns de seus deputados estaduais — como Major Araújo, Paulo Cezar Martins, Delegado Eduardo Prado — vão disputar mandato de deputado federal.
1
Amilton Filho/MDB
O deputado teve peso decisivo na vitória de Márcio Corrêa, do PL, para prefeito de Anápolis. Sua irmã, Andréia Rezende de Faria, foi reeleita pelo Avante.
Com o apoio de Márcio Corrêa, que está no poder, Amilton Filho passa a ser um candidato consistente. Tende a ser o mais votado para deputado federal em Anápolis. Mas precisa operar em outros municípios, pois a “legião estrangeira” — Silvye Alves foi bem votada em 2022 — invade Anápolis em época de eleições.
2
Bruno Peixoto/União Brasil
Na campanha para prefeito e vereador, este ano, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás parecia onipresente. De manhã, ele estava em Goiânia, apoiando Sandro Mabel (eleito) e, à tarde, estava em São Miguel do Araguaia, apoiando Jeronymo Siqueira (eleito).
Como participou de campanhas em dezenas de municípios, multiplicando suas bases eleitorais, há quem postule que será um dos mais votados do pleito de 2026 — ao lado de Gustavo Gayer, do PL, e Silvye Alves, do União Brasil.
3
Henrique César/Podemos
Ligado à Assembleia de Deus — é genro do bispo Oídes José do Carmo —, sempre bem votado, é possível que, em 2026, Henrique César seja candidato a deputado federal. Figura entre os favoritos, por causa de sua rede de apoio.
Um dos aliados de Henrique César, Eurípedes José do Carmo, do Podemos, foi eleito prefeito de Bela Vista de Goiás, e será um dos reforços para sua campanha.
4
Lucas Calil/MDB
Com votação excepcional para deputado estadual, em 2022, Lucas Calil acredita que, tendo trabalhado muito em 2024, apoiando candidatos a vereador e a prefeito, poderá ser eleito deputado federal.
Entretanto, em Inhumas, sua candidata a prefeita, Fabianne Leão, do pP, perdeu a eleição. Ainda assim, Lucas Calil tem força eleitoral no município.
5
Lucas do Vale/MDB
Ao lado de seu pai, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, do União Brasil, Lucas do Vale articulou a campanha vitoriosa de Wellington Carrijo para prefeito na cidade mais próspera do Sudoeste goiano.
O deputado estadual operou em quase todas as cidades do Sudoeste, mas também articulou em cidades de outras regiões. Ele foi decisivo para a vitória do empresário Azarias Machadinho, do MDB, a prefeito de Uruaçu, no Norte goiano. (E.F.B.)