4 políticos que vão lutar para serem campeões de voto para deputado federal em 2026
13 outubro 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
Quatro políticos estão bem-postos para a disputa de mandato de deputado federal em 2026: Bruno Peixoto, do União Brasil; Delegado Waldir Soares, do União Brasil, Lucas do Vale, do MDB, e Sylvie Alves, do União Brasil.
1
Bruno Peixoto
Bruno Peixoto obteve mais de 70 mil votos como candidato a deputado estadual em 2022. Foi o mais votado. Sua votação daria para elegê-lo deputado federal, dependendo do partido (Lêda Borges foi eleita deputada federal pelo PSDB com pouco mais de 60 mil votos).
Na campanha para prefeito, em 2024, o presidente da Assembleia Legislativa circulou por todo o Estado, fortalecendo sua base eleitoral anterior e ampliando suas alianças. Saiu muito forte do pleito. Deve figurar, possivelmente, na lista dos mais votados em 2026, daqui a um ano e 11 meses.
2
Delegado Waldir
Diz-se: o ex-deputado federal não conseguiu eleger seu filho para vereador em Goiânia. É fato. Mas transferir votos é mesmo muito difícil. Porém, cabe lembrar que, em dois pleitos, Delegado Waldir foi o mais votado. Portanto, a tendência é que, em 2026, fique de novos entre os campeões de voto.
3
Lucas do Vale
Bem votado para deputado estadual em 2022, Lucas do Vale, representante de Rio Verde e do Sudoeste goiano, operou, de maneira incansável, para ampliar sua base político-eleitoral a partir da eleição para prefeito em 2024. Em Rio Verde, conseguiu eleger seu aliado, Wellington Carrijo, do MDB, para prefeito. Em todo o Sudoeste ele apoiou candidatos ao Executivo municipal e a maioria foi eleita.
Por sinal, Lucas do Vale não articulou apenas no Sudoeste. Em Uruaçu, no Norte de Goiás, ele apoiou o candidato que foi eleito prefeito, Azarias Machadinho, do MDB.
4
Sylvie Alves
A deputada federal e jornalista foi a mais votada do pleito de 2022 e, como continua popular e proativa, tende a ser bem votada em 2026. Dirão: não conseguiu eleger sua candidata a vereadora em Goiânia. É certo. Mas, como candidata, é outra coisa. A tendência é que fique entre os mais votados, talvez até como a mais votada. (E.F.B.)