Há quem postule que o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, do PSD, irá para o Tribunal de Contas do Estado. Ele assumiria a vaga de Carla Santillo, que se aposentaria por causa de problemas de saúde (até o ex-governador Marconi Perillo estaria participando da articulação). No entanto, um conselheiro do TCE disse a um repórter do Jornal Opção que nem Carla Santillo nem Sebastião Tejota pensam em se aposentar.

Lincoln Tejota: vice-governador de Goiás e candidato a deputado estadual | Foto: Divulgação

Então, o que está certo mesmo é que, depois das eleições, Lissauer Vieira irá para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Ele deverá assumir a vaga do conselheiro Valcenor Braz, que se aposentará. A articulação teria sido acertada entre Lissauer Vieira, Valcenor Braz e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil,

Lissauer Vieira deve ser indicado para o TCM entre outubro e novembro. Se sua saída for confirmada, o deputado estadual Henrique Arantes, do MDB, assumirá a presidência da Assembleia.

Virmondes Cruvinel: forte ligação com Lissauer Vieira | Foto: Maykon Cardoso/Alego

Ao assumir a presidência da Assembleia, e, claro, se for reeleito, em 2 de outubro deste ano, Henrique Arantes se tornará candidato — candidatíssimo — à reeleição. Terá nas mãos, para negociar com os colegas, cerca de 2 mil cargos.

Com o controle da Assembleia, ainda que por dois meses, Henrique Arantes se tornará um candidato altamente competitivo.

Se eleito senador, Marconi Perillo, do PSDB, será um dos principais players da disputa para presidente da Assembleia. Comenta-se que pode apoiar tanto Henrique Arantes quanto Lincoln Tejota, que disputa, este ano, mandato de deputado estadual pelo União Brasil.

Bruno Peixoto: o deputado tem apoio entre palacianos | Foto: Divulgação

De acordo com aliados, Perillo quer na presidência da Assembleia um político que, mesmo apoiando o governador Ronaldo Caiado, não lhe será subserviente 100%. Por isso a opção do tucano por Henrique Arantes (filho do ex-deputado federal Jovair Arantes, um dos aliados históricos do tucano-chefe) e Lincoln Tejota (que estaria “mordido” com o fato de não ter sido mantido na vice do governador).

Há, porém, mais dois jogadores de peso — e, desde já, articulando: Bruno Peixoto e Virmondes Cruvinel, ambos do União Brasil — no páreo. Os dois, com campanhas articuladas com profissionalismo, figuram nas listas de possíveis campeões de voto.

Virmondes Cruvinel é ligado a Lissauer Vieira e, por ser um político avesso ao fisiologismo, tem o apreço do governador Ronaldo Caiado.

Como líder do governo na Assembleia, Bruno Peixoto também tem a simpatia de Ronaldo Caiado.

Portanto, a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa pode ter dois candidatos de Ronaldo Caiado — Bruno Peixoto e Virmondes Cruvinel — contra dois candidatos bancados por Perillo, ou seja, Henrique Arantes e Lincoln Tejota. A rigor, diga-se de passagem, os quatro são da base do governador.

(Vale lembrar que, na primeira eleição de Lissauer Vieira para presidente da Assembleia, Perillo articulou fortemente.)