3 nomes fortes do PT pra deputado federal em Goiás. E 5 pra deputado estadual

O petismo deve bancar Adriana Accorsi, Rubens Otoni e Wolmir Amado. Eles apostam na onda vermelha de Lula da Silva

Adriana Accorsi e Rubens Otoni: nomes fortes para 2022 | Foto: Reprodução

Duas pesquisas quantitativas e uma qualitativa registram dois fenômenos. Primeiro, o presidente Jair Bolsonaro permanece forte em Goiás. Segundo, na avaliação dos eleitores, a expectativa de poder de Lula da Silva é maior.

As pesquisas sugerem ligeira estagnação de Bolsonaro e ligeira ascensão de Lula da Silva.

Wolmir Amado, reitor da PUC Goiás, em entrevista ao Jornal Opção, em 2009 | Foto: Edilson Pelikano / Jornal Opção

Na qualitativa, há indícios de que a onda vermelha — ou onda Lula — pode varrer Goiás de Norte a Sul. O reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, tem afirmado que não disputará mandato, mas, quando colocado numa das pesquisas, apareceu com bons índices para governador, à frente de Marconi Perillo e colado em Gustavo Mendanha. O governador Ronaldo Caiado (DEM) lidera com folga.

Marina Sant’Anna: cotada para disputa mandato de deputada estadual | Foto: Fernando Leite

O PT goiano, se não tiver o palanque de outro candidato a governador para Lula da Silva, deve bancar candidato próprio — que será Edward Madureira, se refluir da decisão de não disputar, ou o ex-reitor da PUC-Goiás Wolmir Amado. A professora Kátia Maria figura também como governadoriável.

O petismo em Goiás pretende se concentrar não na disputa para governador. Há, na verdade, dois projetos. Primeiro, constituir um palanque forte para Lula da Silva. Segundo, aproveitando a onda vermelha, lutar para eleger de dois a três deputados federais.

Luis Cesar Bueno: petista quer voltar para a Assembleia| Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Para tanto, o PT tende a bancar ao menos dez candidatos a deputado federal — três deles consistentes: Rubens Otoni, Adriana Accorsi e Wolmir Amado.

Para deputado estadual, o PT tende a bancar Marina Sant’Anna, Antônio Gomide, Luis Cesar Bueno, Kátia Maria e Mauro Rubem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.