22 “generais” eleitorais que vão atuar na coordenação da campanha de Ronaldo Caiado
29 maio 2022 às 00h00
COMPARTILHAR
Adib Elias, Gracinha Caiado, Marcos Roberto, Roberto Naves e Rogério Cruz estarão no núcleo da campanha do governador de Goiás
O principal coordenador das campanhas de Ronaldo “é” Caiado. Ou seja, o governador de Goiás se envolve em tudo da campanha. Porém, é óbvio que não dá para fazer tudo sozinho. Portanto, terá à disposição um exército de mulheres e homens. O secretário de Comunicação, Marcos Roberto, será uma das figuras-chaves da campanha — e já é da pré-campanha. Ele é tesoureiro do partido União Brasil e é da estrita confiança do gestor estadual.
Ao lado de Marcos Roberto, há várias outras pessoas que vão participar da coordenação da campanha. A lista que será publicada a seguir, em ordem alfabética, aponta alguns dos que estarão na linha de frente da campanha. Há outros, não mencionados.
Fala-se que existirá um conselho político da campanha e todos os presidentes dos partidos aliados farão parte dele. A campanha será setorizada, quer dizer, regionalizada. Por exemplo: o Entorno de Brasília terá uma coordenação político-eleitoral local. Os prefeitos de Luziânia, Diego Sorgatto, e de Valparaíso de Goiás, Pábio Sorgatto, para citar apenas dois, estarão na linha de frente da campanha. No Sudoeste de Goiás, os prefeitos de Rio Verde (140.230 eleitores), Paulo do Vale (União Brasil), de Jataí, Humberto Machado (MDB), e de Mineiros, Aleomar Rezende (MDB), estarão no centro da campanha.
Os prefeitos da base participarão, num lugar privilegiado, da campanha. Serão, mais do que cabos, generais eleitorais. Assim como os deputados aliados.
O candidato a vice-governador, Daniel Vilela, do MDB, será uma das figuras-chaves da campanha.
O governismo também terá um articulador em Aparecida de Goiânia.
Os indivíduos abaixo, mais do que “cabos”, são verdadeiros “generais” eleitorais. E, como se sabe, eleição é uma verdadeira guerra, na qual a principal arma é a palavra, quer dizer, as ideias.
1
Adib Elias
O prefeito de Catalão é o político mais influente da região Sudeste de Goiás. Não só. Ele é um político articulado e respeitado pelos líderes dos demais partidos aliados. É o tipo de general eleitoral guerreiro.
2
Ana Paula Rezende
A filha de Iris Rezende é apaixonada por política e sabe tudo a respeito do assunto. Deve participar da campanha ao lado de Anna Vitória Caiado na definição de políticas públicas para as mulheres. Em Goiânia, onde o pai foi prefeito quatro vezes, é um nome forte e respeitado.
3
Anna Vitória Caiado
Advogada qualificada, filha de Ronaldo Caiado, tende a atuar junto com Ana Paula Rezende, e não apenas em Goiânia, na definição de políticas públicas para mulheres. Aprecia política, entende do ramo e sabe examinar e analisar a conjuntura.
4
Aristóteles “Totti”
É apontado como um ás das campanhas; já trabalhou, por exemplo, com Henrique Meirelles e em várias campanhas eleitorais, como as de Iris Rezende. É do MDB. Deve atuar na capital.
5
Carlão da Fox
Presidente da Associação Goiana de Prefeitos (AGM) e prefeito de Goianira, é um político incansável e um articulador do primeiro time. Ele aglutina os prefeitos. Filiado ao União Brasil.
6
Diego Sorgatto
Com 31 anos, é prefeito da maior cidade do Entorno de Brasília, Luziânia (124.361 eleitores). É popular, articulado e faz uma administração bem avaliada. Filiado ao União Brasil.
7
Eurípedes Barsanulfo
Com forte ligação com o governador Ronaldo Caiado, ele participou da primeira campanha. Foi delegado da Polícia Civil.
8
Gracinha Caiado
Mulher do governador Ronaldo Caiado, entende de política como poucos e tem visão de Estado. Sabe tudo a respeito dos programas sociais do governo. Será uma figura-chave da campanha eleitoral.
9
Haroldo Naves
Prefeito de Campos Verdes e presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), é filiado ao MDB e muito ligado ao presidente do partido, Daniel Vilela. Agrega os prefeitos.
10
Leandro Vilela
O ex-deputado federal é ligado a Daniel Vilela, a quem é ligado. Filiado ao MDB, teria desistido de disputar mandato de deputado estadual para participar da coordenação da campanha em nível estadual.
11
Marcos Cabral
Pré-candidato a deputado estadual (ou federal) pelo pP, foi prefeito de Santa Terezinha de Goiás e é um dos políticos mais ligados ao governador Ronaldo Caiado. É um articulador dos mais hábeis.
12
Marcos Roberto
Secretário de Comunicação e diretor de Operações do Detran, o advogado mantém forte ligação com o governador Ronaldo Caiado. Ele vai coordenar a parte financeira da campanha. Mas entende de política como poucos. É articulador. É do União Brasil.
13
Murilo Ulhoa
Ligado ao ex-deputado federal Daniel Vilela e filho do ex-reitor da UFG Joel Ulhoa, vai participar da campanha. Representa o MDB.
14
Pábio Mossoró
O prefeito de Valparaíso de Goiás lidera os prefeitos da região do Entorno. É ligado tanto a Daniel Vilela quanto ao governador Ronaldo Caiado. É filiado ao MDB.
15
Paulo do Vale
O prefeito de Rio Verde é a figura central da política do Sudoeste de Goiás. É aliado de Ronaldo Caiado e participou de sua campanha em 2018. É do União Brasil.
16
Paulo Ortegal
Foi conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e era uma das pessoas mais ligadas a Iris Rezende. É um articulador hábil. Vai operar em Goiânia. Filiado ao MDB.
17
Pedro Chaves
Foi deputado federal por vários mandatos, é suplente do senador Vanderlan Cardoso (PSD). Presença sólida na política do Nordeste goiano e em parte do Entorno de Brasília. É ligado a Daniel Vilela. Filiado ao MDB.
18
Pedro Sales
O presidente Goinfra, um organizador nato, é cotado para participar da campanha. Mas há quem avalie que ajudará mais o governador se permanecer no cargo, contribuindo para melhorar as rodovias goianas.
19
Roberto Naves
O prefeito de Anápolis (cidade com 283.496 eleitores) é um avião nas campanhas eleitorais. Verdadeiro workaholic, articula tanto em quanto fora de Anápolis. É um dos principais líderes do partido Progressistas.
20
Rogério Cruz
O prefeito de Goiânia vai ser um dos principais coordenadores da campanha de Ronaldo Caiado na capital. É filiado ao Republicanos.
21
Samuel Belchior
Ex-deputado estadual, era muito ligado a Iris Rezende e, em 2018, participou da articulação da campanha de Ronaldo Caiado. É tanto ligado a Daniel Vilela quanto ao governador.
22
Vilmar Rocha
Presidente do PDS, é um político de ideias — dos mais respeitados pela sociedade civil e pela sociedade política. Foi várias vezes deputado federal e secretário de Estado.