20 players que surgiram em Goiás e conquistaram o Brasil

31 outubro 2015 às 14h14

COMPARTILHAR
Os livros do escritor saem pela Editora Rocco; inicialmente, dois de seus livros foram publicados pela maior editora do país, a Record, e sua crítica literária é publicada pelo jornal “Estadão”.
O crítico literário e mestre em literatura é autor de um impressionante “Dicionário Proust — As Personagens de Em Busca do Tempo Perdido”. É professor em São Paulo.
Presidente nacional do PHS, tem mais força política fora do que em Goiás. Articula com os principais líderes do país.
O atacante do Goiás é um atleta de qualidade, mas instável. É cobiçado por clubes nacionais e internacionais.
5 — Eurípedes Júnior
Em Goiás é visto apenas como suplente de deputado federal. Em Brasília é tratado a pão de ló pela presidente Dilma Rousseff. É presidente nacional do PROS.
6 — Família Batista
Wesley e Joesley Batista, ao lado do pai, José Mineiro, são sócios majoritários da JBS, empresa campeã em faturamento (contando com o externo). São mais de 100 bilhões de reais por ano.
7 — João de Deus
O médium de Abadiânia divide opiniões. Mas conquistou o país. Atrizes, como Giovanna Antonelli, políticos, como Lula da Silva, médicos, como Roberto Kalil, o admiram. Faz sucesso nos Estados Unidos (Oprah Winfrey é sua fã).
8 — José Mário Schreiner
O presidente da Faeg e suplente de deputado federal é um dos interlocutores privilegiados da ministra da Agricultura, Kátia Abreu.
Preconceito à parte dos intelectuais, o cantor sertanejo ainda é um dos goianos mais conhecidos no país. Tornou-se uma potência financeira.
10 — Marconi Perillo
Trata-se de político goiano mais cacifado nacionalmente. O rei do aço, Jorge Gerdau, sugere que dispute a Presidência da República.
11 — Marcos Ávila
O oftalmologista tem sido menos citado. Mas cuidou de, entre outros, Jorge Amado e Antonio Carlos Magalhães.
12 — Miguel Cançado
Diplomata por natureza, acima de tudo competente, tornou-se um advogado de destaque no país, com forte presença em Brasília.
13 — Plínio Martins Filho
Editor da Editora da Universidade de São Paulo e da Ateliê Editorial. Publicou, corajosamente e pela primeira vez no país, “Finnegans Wake”, a obra mais complexa de James Joyce.
14 — Robson de Oliveira
O padre é respeitado pela cúpula nacional da Igreja Católica e está construindo uma basílica em Trindade.
15 — Ronaldo Caiado
Atua com firmeza no Senado, critica com rigor o governo de Dilma Rousseff e é darling da mídia. Mas está deixando cristalizar a imagem de que é virulento. Quando não ganha nas ideias quer ganhar no tapa.
16 — Sérgio Daher
O ortopedista implantou o Centro de Reabilitação e Readaptação (Crer) de Goiás, que hoje inspira vários Estados, por recomendação do Ministério da Saúde.
17 — Siron Franco
O artista plástico é uma referência goiana e, também, nacional. É um dos cinco maiores pintores do país em atividade.
18 — Wesley Peres
Escritor premiado, é editado nacionalmente (pela Rocco) e a crítica literária do país examina sua obra com o máximo de atenção.
19 — Zacharias Calil
O médico é conhecido em todo o país, por sua competência e sensibilidade na separação de gêmeos-siameses.
20 — Zezé Di Camargo e Luciano
A dupla deu certo musicalmente e como negócio.