Há em Goiás um conjunto de belíssimas cidades que o que têm de pequenas, têm mais ainda de encantadoras e potencial econômico. Quanto menor, mais linda e promissora é. Anhanguera, a que tem menos habitantes, é uma joia do turismo goiano ao lado do mesmo paradisíaco lago que vai de Três Ranchos a Buriti Alegre. A vice-campeã em número de eleitores, Lagoa Santa, como o próprio nome entrega, tem águas termais de qualidade e farta – não é uma piscina ou outra, é uma grande extensão.

O meio-oeste americano e Minas Gerais são mais famosos, mas caso queira se encantar gastando menos e sem sair de Goiás basta visitar as serras cujos vales vizinhos abrigam Morro Agudo e Guarinos (no Vale do São Patrício), Moiporá e Cachoeira de Goiás (no Oeste), Aloândia e Mairipotaba (Sul).

baldy-senador-governo
Alexandre Baldy: candidato a senador pelo pP| Foto: Fernando Leite/ Jornal Opção

Quem falou que o território goiano tem somente duas capitais, Goiânia e Brasília? São muitas mais. Vamos lá, ficando apenas entre as pequenas:

A capital do rodeio? É São João da Paraúna. Seguuura, prefeito Juninho Duarte…

A capital espírita? É Palmelo.

A capital das cachoeiras? Guarinos, que divide com outra da lista, Panamá, e Trindade o privilégio de sediar as maiores romarias do Divino Pai Eterno.

A capital das MEIs, as microempresárias individuais? É Jesúpolis, graças a Deus. Foi tema de reportagem no “Programa do Jô” e premiada nacionalmente pelo empreendedorismo na cidade (votação no Sebrae) e no campo (Prefeito Amigo da Agricultura Familiar).

A capital das cantoras evangélicas? Proporcionalmente, é Guaraíta. Só prefeitas artistas no estilo gospel já foram duas, Célia Marques (ex) e Adna Ferreira (atual, reeleita).

A capital dos congressistas? É Cumari, que tem nome de pimenta boa em conserva, 2.545 eleitores, cinco mandatos no Congresso Nacional, três no Senado (dois com Lúcia Vânia em Goiás, um com seu irmão Moisés Abrão no Tocantins), dois na Câmara, com Pedrinho Abrão, primo de Lúcia e Moisés.

A capital indígena? Proporcionalmente, é Nova América, com aldeias Tapuia, entre Rubiataba e Mozarlândia, perto da mais bonita das fazendas do governador Ronaldo Caiado, região do Rio Tesouras. O tapuia Cleiton Fraga integra o Legislativo local.

Delegado Waldir Soares: candidato ao Senado pelo União Brasil l Foto: Fernando Leite

Nova Aurora teve importância capital na História de Goiás, mesmo de modo dramático: 72 setembros atrás, Pedro Ludovico (fundador da Capital) e aliados, entre eles o delegado de polícia e ex-sargento do Exército Getulino Artiaga. Houve briga entre militantes de seu PSD com integrantes da UDN da vizinha Goiandira. Na confusão, morreram o chefe do PSD em Nova Aurora e Getulino, que usou sua autoridade e coragem para acalmar os ânimos. Levou 18 tiros. Em consequência da tragédia, a mulher de Getulino, Berenice Artiaga, se candidatou em seu lugar. Assim a primeira mulher foi eleita deputada em Goiás. Índio do Brasil, filho de Getulino e Berenice, seria prefeito de Goiânia quase três décadas depois.

Sabia que em Goiás há uma cidade fundada por causa da Segunda Guerra Mundial? Quando desconfiou que o Brasil, governado pelo simpatizante do nazismo e praticante do fascismo Getúlio Vargas, poderia entrar no conflito internacional ao lado do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), a família Honorato inteira saiu de Minas Gerais rumo a Lins (Lugar Incerto e Não Sabido). Conta o site da prefeitura que os pioneiros atravessaram o Paranaíba e seguiram em frente, evitando estradas, abrindo picadas a facão, no lombo de burros. Continuaram seguindo para onde o nariz apontava. Pararam no local onde se sentiram bem, arrancharam e ficaram. Ali fundaram São Patrício, que é xará do rio que batiza o vale de cidades importantes como Goianésia, Jaraguá e Ceres.

Uirapuru é inigualável como o canto da espécie que lhe deu nome e foi musicada até por Heitor Villa-Lobos. Todas as ruas da cidade têm nome de pássaros – em Goianira, o prefeito Carlos Alberto, o Carlão, fez um bairro próximo à divisa com Goiânia, o Limoeiro, em que todas as ruas têm nomes de cantores brasileiros. Pensa num… Pensou? Pois é, tem lá.

Marzagão e Água Limpa nasceram de Caldas Novas. Não têm a infra da Capital das Águas Quentes, mas serras deslumbrantes e águas termais são encontradas, sim, senhor.

Diorama é definida no “Dicionário Aurélio”: “Quadro iluminado na parte superior por luz móvel, e que produz ilusão óptica”. Em 2022, virou filme sueco da Netflix. A Diorama goiana teve o maior Centro de Atendimento ao Turista, feito com verbas federais. Parecia ilusão de ótica. Como o turismo ali não é tão pujante (infelizmente, pois há no município paisagens inefáveis), uma luta da prefeitura era instalar no prédio hub de confecções, que iria de cursos de costura até a venda on-line das roupas.

Além das atrações para os olhos e refúgio para a mente, os lugarejos guardam outro tesouro: votos decisivos nas eleições.

A maioria delas tem mais eleitor que habitante. Fraude no cadastramento? Não, atraso no Censo, pois só agora o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está fazendo o recenseamento que deveria estar pronto desde 2020. E há casos como o de Campos Verdes, que não foi batizada assim à toa: são campos de encher as vistas e, entranhada na terra, a esmeralda. No auge da extração manual do minério, a população da região inteira se multiplicou. Acabou o boom, a fuga demográfica foi em massa. O IBGE estima que Campos Verdes tenha 1.526 habitantes (242º em população) e estão cadastrados no TSE 4.043 eleitores.

O Jornal Opção publicou a lista de quem os prefeitos das 20 maiores cidades apoiam para senador, a mais disputada de 2022. O líder é Alexandre Baldy, do Progressistas, com 15. E com quem estão as 20 menores? Dez dos prefeitos apoiam Baldy e um está com o delegado Waldir Soares (UB). Os demais sete candidatos ao Senado não foram citados. Veja o nome das cidades, seu número de eleitores, o nome do prefeito e de quem ele apoia para o Senado.

20) Mairipotaba (2.692 eleitores): Carlos Henrique apoia Caiado governador e Baldy senador.

19) Uirapuru (2.671): Elivan Carreiro ainda não se manifestou.

18) Guaraíta (2.635): Adna Ferreira está na campanha de Baldy.

17) Panamá (2.608): Zé Willian é Baldy para o Senado.

16) Cumari (2.575): João Rios não se manifestou.

15) Marzagão (2.570): Solimar Cardoso não se manifestou.

14) Jesúpolis (2.485): Adriano Peixoto é Baldy.

13) Nova América (2.472): Cleber Junio é Baldy.

12) São Patrício (2.347): Danilo Max não se manifestou.

11) Guarinos (2.334): Zé Antônio não se manifestou.

10) Água Limpa (2.298): Zé Carlos está com Baldy.

9) Diorama (2.290): Altamiro Lima não se manifestou.

8) Moiporá (2.279): Zé Wilson ajuda Baldy.

7) São João da Paraúna (2.225): Juninho Duarte é Baldy.

6) Palmelo (2.199): Renato Damásio não se manifestou.

5) Nova Aurora (2.108): Júnior Marreco não se manifestou.

4) Aloândia (2.068): Renato Batista apoia Waldir.

3) Cachoeira de Goiás (1.884): Geraldo Neto está na campanha de Baldy.

2) Lagoa Santa (1.601): Nucia Kelly não se manifestou.

1) Anhanguera (1.234): Marcelo Paiva disse a Adib Elias que é Baldy.