2 ex-governadores podem disputar mandato de deputado estadual no Tocantins
18 julho 2021 às 00h01
COMPARTILHAR
Moisés Avelino, ex-governador e ex-deputado, é cotado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Sandoval Cardoso também deve ser candidato
O ex-governador e médico Moisés Avelino é uma lenda viva da política do Tocantins. Ele fez um governo moderno, democrático e decente. Em tudo diferente de Siqueira Campos — que tinha vocação para ditador. Claro, a criação do Estado se deve, em larga medida, à luta de Campos. Mas, ao ser eleito primeiro governador, parece ter acreditado que era dono do Estado, perseguindo, de maneira implacável, seus adversários políticos. Quando Avelino assumiu o governo, tudo mudou: a democracia voltou ao Estado. Os ventos da renovação, dos bons modos políticos, se espalharam por todo o Tocantins. Com Campos, o Tocantins parecia uma ditadura — de certo modo, era uma ditadura, lembrando os governos militares. Ao assumir, Avelino redemocratizou o Estado.
Agora, Avelino, depois de ter passado pelo governo, pelo Congresso e pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins, é cotado para disputar mandato de deputado estadual. Aos 81 anos, permanece lúcido, sempre ponderado e equilibrado. Ele nasceu no Piauí, em 1940, e é formado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás. O fato de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa sugere humildade, descortino.
O ex-governador Sandoval Cardoso também estaria planejando mandato de deputado federal. Ele não tem uma história tão rica e positiva quanto a de Moisés Avelino. Segundo adversários, ele é inelegível.