O governo federal divulga as empresas que serão repassadas para o mercado privado. Correios, Telebrás, Eletrobrás e EBC estão na lista

1 — Correios (depende de aprovação do Congresso). Tem 105 mil funcionários. Lucro líquido em 2018: R$ 161 milhões.

2 — Telebrás (tem ações na bolsa)

3 — Empresa Brasil de Comunicação (EBC) — Rádio e televisão.

4 — Eletrobrás (a privatização deve, antes, ser aprovada pelo Congresso); Lucro líquido no segundo trimestre de 2019: R$ 5,5 bilhões.

5 — Casa da Moeda

6 — Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex) — Raspadinha. O governo arrecada 13 bilhões de reais com loterias (não só a Lotex) por ano. O dado é de 2016.

7 — Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb). Atua em Porto Alegre.

8 — Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) — Administra o Porto de Santos, o maior da América Latina.

9 — Empresa Gestora de Ativos (Emgea)

10 — Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) — Seu objetivo é fomentar as exportações, colaborar para o financiamento de projetos na área de infraestrutura.

11 — Serviço de Processamento de Dados (Serpro). Empresa importante na área de TI. Presta serviços para os setores público e privado.

12 — Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) — Faz serviços de TI para o governo (em vários Estados do país). A empresa processa o pagamento de 34,5 milhões de benefícios da Previdência, verifica a aplicação do seguro-desemprego. Presta serviço para Receita Federal e Sine.

13 — Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) — Opera os sistema de transporte de passageiros nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal.

14 — Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Tem rede de armazéns, silos e graneleiros em São Paulo.

15 — Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasaminas). Empresa de economia mista, sob coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento9.

16 — Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Gere o porto do Estado.

17 — Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). Atua na área de semicondutores. A sede é em Porto Alegre.