15 políticos que vão lutar pelo legado de Iris Rezende e Maguito Vilela em Goiânia

Vanderlan Cardoso, Daniel Vilela, Jorge Kajuru, Adriana Accorsi, Romário Policarpo, Rogério Cruz, Alexandre Baldy e Jânio Darrot vão colocar seus blocos nas ruas

Qual é o grande líder político de Goiânia hoje, no sentido de que pode ser candidato a prefeito em 2024 (daqui a três anos) e vencer com relativa facilidade? No momento, este líder não existe (a rigor, o nome de maior estatura é o senador Vanderlan Cardoso). Mas vários políticos estão se colocando para a disputa do lugar “deixado” por Iris Rezende (que, com quase 88 anos, possivelmente não disputará mais mandato eletivo) e Maguito Vilela (falecido).

Avaliando o quadro político, o Jornal Opção listou 15 nomes. Possivelmente surgirão outros, mas eles são os mais emblemáticos. Quando a lista estava sendo elaborada, com consulta a políticos, um deles questionou: “Baldy não é de Goiânia”. Na verdade, embora tenha ligação com Anápolis, o ex-ministro nasceu em Goiânia e, a rigor, não se prende mais apenas a uma cidade — é um político, por assim dizer, “estadualizado”.

Outro político questionou o nome de Jânio Darrot. O fato é que o empresário ficou “grande” para Trindade — tanto que fala em disputar o governo do Estado em 2022. Mas há quem aposte que seu “destino” político é Goiânia — dada sua imagem de administrador eficiente da cidade conurbada com a capital.

Chegou-se a mencionar o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, cujo sonho seria gerir a capital de Goiás. Porém, ao menos em 2024, não terá como disputar a Prefeitura de Goiânia, porque a capital é conurbada à cidade que administra.

Fala-se também que o PT pode “importar” o deputado Antônio Gomide para a disputa de Goiânia. Mas um vereador faz uma ressalva: “Ao ser derrotado na disputa para prefeito de Anápolis, em 2020, restou evidenciado que seu capital político diminuiu. Portanto, avançar para Goiânia seria, talvez, temerário e, no município, o PT já tem a deputada Adriana Accorsi”. Quando o repórter mencionou Gustavo Gayer, políticos disseram: “Se já é duro aguentar um Bolsonaro-sênior, imagine tolerar um Bolsonaro-boy”.

1
Adriana Accorsi/PT

Delegada Adriana Accorsi: deputada estadual| Foto: Alego

Já disputou a Prefeitura de Goiânia e, embora não tenha sido eleita, sempre recebeu boa votação. É deputada estadual das mais atuantes. Há quem aposte que, um dia, será prefeita da capital

2
Alexandre Baldy/PP

Alexandre Baldy: presidente do partido Progressistas | Foto: Fábio Costa/Jornal Opção

Ex-deputado federal e ex-ministro das cidades, é cotado para disputar o Senado em 2022 e, no caso de derrota, a Prefeitura de Goiânia em 2024.

3
Daniel Vilela/MDB

Daniel Vilela: presidente do MDB em Goiás | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Se for eleito como vice de Ronaldo Caiado, certamente não disputará a Prefeitura de Goiânia. Optando por ficar como vice e apoiar um candidato que o apoie para o governo em 2026. Filho de Maguito Vilela, tem forte apelo na capital.

4
Delegado Waldir Soares/PSL

Delegado Waldir Soares: presidente do PSL em Goiás | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

O projeto do deputado para 2022 é uma vaga no Senado. Pesquisas sinalizam que está muito forte em Goiânia — o que pode motivá-lo a disputar a prefeitura em 2024.

5
Fábio Sousa/Sem partido

O ex-deputado federal, líder evangélico, tem apelo na capital. Dependendo do resultado eleitoral de 2022 — será candidato a deputado federal —, pode disputar a prefeitura.

6
Francisco Júnior/PSD

O deputado federal tem forte presença em Goiânia. Mas pode esbarrar em seu colega de partido, Vanderlan Cardoso.

7
Jânio Darrot/Patriota

Jânio Darrot: ex-prefeito de Trindade | Foto: Fábio Costa/Jornal Opção

O ex-prefeito de Trindade pode disputar o governo do Estado em 2022 mas já de olho na Prefeitura de Goiânia em 2024.

8
Jorge Kajuru/Podemos

Jorge Kajuru: senador | Foto: Senado

O senador é forte na capital, onde foi o vereador mais votado na eleição de 2016. Não demonstra vontade de disputar a prefeitura. Mas pesquisas indicam que seu capital eleitoral permanece alto.

9
Lincoln Tejota/Cidadania

Se não for para o Tribunal de Contas dos Municípios, pode-se colocar para a disputa de prefeito em 2024.

10
Rogério Cruz/Republicanos

Rogério Cruz: prefeito de Goiânia | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Até por ser prefeito de Goiânia, o líder evangélico é um nome forte para 2024. Ele não é midiático, mas, como gestor, não está deixando a peteca cair.

11
Romário Policarpo/Patriota

Romário Policarpo, presidente da Câmara Municipal | Foto: Antônio Silva/Câmara de Goiânia

Presidente da Câmara Municipal, o jovem político é um avião. Articula como rara habilidade. Dado seu caráter diplomático e agregador, é chamado de “Tancredinho” (referência a Tancredo Neves) por alguns vereadores. Frise-se: é o vice-prefeito de Goiânia.

12
Sabrina Garcez/PSD

A vereadora é articulada e posicionada. Tende a crescer na política da capital. Mas, para 2024, esbarra em Vanderlan Cardoso, pois são aliados e do mesmo partido.

13
Sandes Júnior/PP

O vereador é popular em Goiânia. E, com Iris Rezende fora do páreo, pode conquistar parte de seu eleitorado. Mas precisa sair do Progressistas, que não investirá nele para prefeito.

14
Vanderlan Cardoso/PSD

Vanderlan Cardoso, senador | Foto: Divulgação/Campanha Vanderlan Cardoso

Ao lado de Rogério Cruz, é, hoje, o político de mais relevância na capital. Se disputar em 2024, dará trabalho para o prefeito. Tendem a polarizar.

15
Zacharias Calil/DEM

Se for reeleito em 2022, o deputado federal poderá sair consagrado para a disputa eleitoral da Prefeitura de Goiânia em 2024. É imensamente popular. Detalhe: o capital político é seu, não é do partido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.