Goiás tem entidades empresariais e de produtores rurais altamente respeitadas, como Fieg, Faeg, SGPA, OCB, Sebrae, Acieg, Facieg, Acia, Aciag, Secovi, Sindiposto, entre outras. Os líderes dos empresários apostam em vários candidatos a deputado federal e a deputado estadual. Vão apoiá-los, não exatamente com recursos financeiros, e sim com recomendações aos afiliados.

O que se pede aos representados é que escolham candidatos alinhados com a causa empresarial, com o setor produtivo. A seguir, uma lista mínima de candidatos a deputado estadual e federal que têm a simpatia dos empresários. A lista não está em ordem de importância política, e sim meramente alfabética. A listagem contém o nome, o partido e o cargo que será disputado pelos políticos.

1

Adriana Accorsi/PT/Deputada federal

Delegada Adriana Accorsi: deputada estadual | Foto: Divulgação

Pode-se achar estranho uma deputada estadual do PT figurar numa lista de políticos empáticos aos empresários. Mas a parlamentar é uma política de esquerda respeitada pelos empresários — um caso praticamente único, ao menos em Goiás. Ela pode até não ter apoio ostensivo, mas tem a simpatia de vários líderes empresários. Por isso é bem recebida por suas lideranças. Pode, se Lula da Silva for eleito presidente, se tornar interlocutora entre o setor produtivo goiano e o governo federal.

2

Bruno Peixoto/União Brasil/Deputado estadual

Bruno Peixoto: deputado estadual pelo União Brasil | Foto: Divulgação

Deputado estadual atuante, líder do governo na Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto soube se tornar um interlocutor de confiança das lideranças empresariais. É atento, ouve com atenção e encaminha pleitos. É o nome preferido dos dirigentes do Sindiposto.

3

Cairo Salim/PSD/Deputado estadual

Cairo Salim: deputado estadual pelo PSD | Foto: Reprodução

Candidato à reeleição, o parlamentar tem ideias afinadas com o setor produtivo, com o empreendedorismo.

4

Carolina Pereira/Republicanos/Deputada federal

Carolina Pereira: candidata a deputada federal | Foto: Divulgação

Conhecida como Carol, foi dirigente do Procon, onde fez uma gestão considerada moderna, aberta e educativa (sem perseguições ao setor produtivo). Ela é irmã do vereador Henrique Alves, do MDB. Ligada ao agronegócio, tem fortes afinidades com o meio empresarial. É considerada uma política e técnica articulada. Iris Rezende tinha o maior apreço pela jovem.

5

Eduardo Prado/PL/Deputado estadual

Eduardo Prado: deputado estadual pelo PL | Foto: Reprodução

O delegado disputa a reeleição. É visto como atuante e próximo do Fórum Empresarial. O fato de ser bolsonarista o aproxima das facções do bolsonarismo empresarial.

6

Francisco Júnior/PSD/Deputado federal

Francisco Júnior: deputado federal | Foto: Pablo Valadares Câmara dos Deputados

É visto com um político que ouve atentamente os pleitos dos empresários. É ligado ao senador Vanderlan Cardoso, hoje o queridinho do empresariado goiano. O conservadorismo do deputado federal agrada a maioria dos líderes empresariais de Goiás.

7

Jeferson Rodrigues/Republicanos/Deputado federal

Jeferson Rodrigues: deputado estadual | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

O pastor da Igreja Universal é deputado estadual e é respeitado no meio empresarial. É visto como articulado, não embromador e ouve com atenção os pleitos dos empresários. Quando possível, os encaminha. Há integrantes do setor produtivo que sugerem que, se for eleito, vai ser um dos mais atuantes deputados federais de Goiás — dada sua interlocução direta com a cúpula nacional do Republicanos.

8

Marussa Boldrin/MDB/Deputada federal

Marussa Boldrin: vereadora em Rio Verde | Foto: Divulgação

A vereadora de Rio Verde, uma das mais atuantes, conta com o apoio tanto da Faeg (leia-se José Mário Scheiner, deputado federal e presidente da entidade) quanto do Sebrae.

9

Sabrina Garcez/Republicanos/Deputada federal

Sabrina Garcez: vereadora em Goiânia | Foto: Divulgação

Líderes empresários afirmam que a vereadora de Goiânia é uma “grata surpresa”. Afirmam que se trata de uma parlamentar proativa e que ouve os empresários com o máximo de atenção e sem preconceitos. Em todos os debates na Câmara, por exemplo na questão do Código Tributário e do Plano Diretor, tem sido vista como uma política que estuda os assuntos e tem opiniões e análises sensatas.

10

Thelma Cruz/Republicanos/Deputada estadual

Thelma Cruz: primeira-dama de Goiânia | Foto: Divulgação

Os empresários dizem, a sério, que Telma Cruz é mais política do que o marido, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (que está se revelando um administrador eficiente, criativo e diplomático). Eles dizem que é ela é articulada e que, eleita, será uma interlocutora tanto junto à Prefeitura de Goiânia quanto ao governo do Estado.

11

Thiago Albernaz/MDB/Deputado estadual

Thiago Albernaz: deputado estadual pelo MDB | Foto: Fábio Costa / Jornal Opção

O deputado estadual é neto de Nion Albernaz, que é considerado um dos melhores prefeitos da história de Goiânia. O jovem é visto pelo empresariado como equilibrado, aberto. É um político de centro, sempre moderado e dinâmico. É visto assim.

12

Thialu Guiotti/Avante/Deputado estadual

Thiali Guiotti: vereador em Goiânia pelo Avante | Foto: Divulgação

Presidente do Avante e vereador em Goiânia, Thialu é apontado pelo empresariado como um político jovem e articulado. Ele se tornou um dos interlocutores do empresariado na Câmara Municipal.

13

Virmondes Cruvinel/União Brasil/União Brasil

Se eleito, é cotado para disputar a presidência da Assembleia Legislativa, e pode ser a aposta dos empresários para o cargo. Ele é visto pelo empresariado como o político que estuda as questões técnicas com atenção e entende, com precisão, seus pleitos. É visto como um político presente e participativo. É acessível. Há empresários que sugerem que deveria ser candidato a deputado federal, e o consideram um político que, apesar de jovem, é “maduro”.