COMPARTILHAR

O grande operador político da base governista em Goiás é, sem dúvida, o governador Ronaldo Caiado, do União Brasil. Por isso, a tendência é que trabalhe para montar ao menos três chapas para deputado federal, ou seja, não atuará apenas em prol de seu partido.

A seguir se publicará a lista dos possíveis candidatos a deputado pelo União Brasil. Mas há a possibilidade de alguns deles serem distribuídos para outros partidos, com o MDB. União Brasil e pP vão para a disputa como uma federação.

1

Adriano do Baldy/pP

O deputado federal é um dos favoritos da federação. É conhecido como um dos mais municipalistas dos parlamentares de Goiás.

2

Bruno Peixoto/União Brasil

Politicólogos avaliam que tende a ser um dos mais votados, ao lado de Fred Rodrigues (PL) e Silvye Alves (União Brasil). Pode ficar no UB ou pode migrar para o Solidariedade.

3

Delegado Waldir Soares/União Brasil

Em duas eleições, foi o mais votado de Goiás. Tende a ser eleito e, mais uma vez, com votação expressiva. É o tipo de político que tem voto em todo o Estado.

4

Flávia Morais

A deputada federal é cotada para se filiar ao MDB do vice-governador Daniel Vilela. Mas também é cobiçada pelo União Brasil. No momento, é filiada ao PDT.

5

Joel Santana/pP

Irmão de Alexandre Baldy, é cotado para disputar mandato em 2026. É secretário da Indústria do governo de Goiás.

6

José Nelto/União Brasil

Especialistas em campanha eleitoral apostam que pode ficar entre os quatro ou cinco mais votados. Porque tem forte apoio no interior, sobretudo em cidades de médio e grande porte.

7

Lêda Borges/União Brasil

A deputada federal é filiada ao PSDB. Mas não estaria disposta a continuar carregando alça do caixão do partido. Por isso, deve se filiar ao União Brasil. Pelo qual tem chance de se reeleger.

8

Paulo do Vale/União Brasil

Em Rio Verde comenta-se que irá se filiar ao MDB. Mas, dada a forte ligação com o governador Ronaldo Caiado, pode acabar ficando no UB. É listado como um dos possíveis campeões de voto.

9

Pedro Sales/União Brasil

Há uma aposta de que deverá figurar entre os mais votados. Presidente da Goinfra, é visto como um dos mais eficientes auxiliares do governador Ronaldo Caiado. Ele será o candidato do gestor estadual e, por isso, terá voto em todo o Estado.

10

Silvye Alves/União Brasil

Há quem diga que a deputada federal não terá a votação expressiva de 2022, acima de 250 mil votos. Mas os politicólogos sustentam que ficará na lista dos mais votados.

11

Zacharias Calil/União Brasil

O deputado federal parece indeciso. Ele diz que planeja ser candidato a senador. Pode ser? Pode ser, talvez ao lado de Wilder Morais, no PL. Se permanecer no União Brasil, tende a ser candidato à reeleição. Perdeu força político-eleitoral, mas, ainda assim, é um nome consistente. (E.F.B.)