Na lista aparecem Major Vitor Hugo, Delegado Waldir, Zacharias Calil, José Nelto e Flávia Morais

Políticos, intelectuais, jornalistas, marqueteiros e pesquisadores foram convocados para colaborar na elaboração da lista dos 10 deputados federais que mais se destacaram em 2019. Alguns chegaram a sugerir que não conhecem os trabalhos dos parlamentares e optaram por não opinar. Mas a maioria decidiu votar e explicou, de maneira sintética, porque escolheu os deputados. Avaliaram também o posicionamento político deles. O deputado João Campos recebeu uma votação razoável, mas a maioria dos eleitores sugere que está focado numa pauta conservadora, praticamente “fundamentalista”, e decidiu excluí-lo. Mas todos admitem: trata-se de um político sério. Os entrevistados afirmaram que Francisco Júnior também é conservador, mas sua pauta é mais ampla, envolvendo outros campos – para além da religião. José Nelto, Delegado Waldir, Major Vitor Hugo e Zacharias Calil receberam o maior número de votos.

A lista a seguir não está em ordem de importância, e sim puramente alfabética.

Adriano do Baldy | Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação

1 – Adriano do Baldy/PP

Por sua experiência com o deputado Sandro Mabel, não chegou à Câmara dos Deputados como neófito. Talvez seja o parlamentar federal mais municipalista de Goiás. E é tido como um articulador político hábil, que está remontando as bases do PP em todo o Estado.

Célio Silveira |Foto: Renan Accioly/Jornal Opção

2 – Célio Silveira/PSDB

É apontado como um deputado que zela pelos municípios que representa – como Jaraguá, Luziânia e Morrinhos, entre outros. Politicamente, é articulado. Deve migrar para o MDB em 2022 e pode ser candidato a vice-governador ou senador. Sua região, o Entorno de Brasília, é cada vez mais poderosa em termos eleitorais.

Delegado Waldir Soares | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

3 – Delegado Waldir Soares/PSL

Tornou-se líder do PSL na Câmara dos deputados e ganhou espaços generosos na mídia nacional. Agora, como crítico do governo do presidente Jair Bolsonaro, continua pontificando na política do país. Ao mesmo tempo, está promovendo uma ampla rearticulação do PSL em Goiás, sobretudo porque pretende disputar o Senado em 2022. Ou até o governo.

Elias Vaz | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

4 – Elias Vaz/PSB

Marinheiro de primeira viagem, entrosou-se com a cúpula do PSB e escapou de ter de atuar no baixo clero. Tem participado ativamente do debate nacional, como na questão da Reforma da Previdência. É apontado como um político posicionado. Deve ser candidato a prefeito de Goiânia.

Flávia Morais | Foto: Reprodução

5 – Flávia Morais/PDT

Ponderada, é a líder da bancada de Goiás na Câmara dos Deputados. Os demais parlamentares a apontam como uma política centrada, aberta ao diálogo. Tem força junto à cúpula nacional do PDT. Planeja ocupar espaço numa chapa majoritária em 2022.

Francisco Júnior | Foto: Jornal Opção

6 – Francisco Júnior/PSD

O deputado é articulado e não pertence ao baixo clero na Câmara. No Congresso, participa do debate técnico de maneira competente, porque estuda a fundo os assuntos. Tem uma visão tecnocrática, mas não obtusa. Seu problema é que une modernidade e conservadorismo – o que pode “confundir” parte do eleitorado, sobretudo em disputas majoritárias. Deve ser candidato a prefeito de Goiânia.

José Nelto | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

7 – José Nelto/Podemos

Talvez seja a maior surpresa de Goiás. Chegou lá, marinheiro de primeira viagem, e, de imediato, se tornou líder do Podemos na Câmara dos Deputados. Conquistou amplos espaços na imprensa nacional, por ter se mostrado um político posicionado e crítico. Suas críticas à Enel reverberaram e praticamente criaram um “movimento” crítico aos maus serviços da companhia de energia elétrica.

Magda Moffato | Foto: Divulgação

8 – Magda Mofatto/PL

Há quem diga que joga só para seu grupo e para os políticos e gestores que a apoiam. Pode até ser. Mas é atuante em Brasília e é uma deputada municipalista. É atuante e firme em suas posições.

Major Vitor Hugo | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

9 – Major Vitor Hugo/PSL

A caminho do Aliança pelo Brasil, partido que está sendo articulado pelo presidente Jair Bolsonaro, conseguiu, no seu primeiro mandato e já no primeiro ano, ser o líder do governo na Câmara – o que não é pouca coisa. Bombardeado pelos fogos amigo e inimigo, não caiu e continua merecendo a confiança do gestor nacional. Também conquistou amplo espaço na mídia nacional.

Zacharias Calil | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

10 – Zacarias Calil/DEM

Consagrado como médico, decidiu, de repente, ser deputado. E está indo bem. Sobre o assunto saúde, é consultado por vários colegas de Câmara. Tem posições fortes e firmes a respeito do uso de agrotóxicos. De tão popular que está se tornando, às vezes é chamado de Drauzio Varella da Câmara dos Deputados. O DEM gostaria de bancá-lo para prefeito de Goiânia, mas ele quer permanecer em Brasília, respeitando a vontade de seu vasto eleitorado.