10 candidatos novos que podem ser eleitos para deputado federal

Kajuru, Lincoln Tejota, Jean Carlo e Adriano Avelar são apontados pules de dez para a disputa de outubro

O Jornal Opção ouviu políticos (líderes partidários, prefeitos, entre outros), marqueteiros e jornalistas e perguntou: “Quais candidatos novos—que não estão na Câmara dos Deputados—que têm reais condições de serem eleitos na disputa de 7 de outubro para deputado federal?” Eles listaram dez nomes que apontam como favoritos. Avaliam que, dos dez, de quatro a seis devem ser eleitos. Sustentam que os favoritíssimos são Jorge Kajuru, Lincoln Tejota, Jean Carlo e Adriano Avelar.

A lista está em ordem alfabética, e não em ordem de favoritismo. Curiosamente, os 12 entrevistados listaram Jorge Kajuru como pré-candidato a deputado federal e acrescentaram: se for candidato a senador, Alcides Rodrigues, dificilmente será eleito, talvez não seja nem candidato. Se Kajuru for candidato, todos apostam que será o mais votado — na frente de outros favoritos, como Waldir Soares, Iris Araújo, Jovair Arantes, João Campos e Flávia Morais.

Reprodução/Facebook

1 — Adriano Avelar/PP — Bancado pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, é apontado como pule de dez. Aposta-se que será eleito com mais de 100 mil votos. Mas depende da coligação. Se coligado com o MDB, pode contribuir para eleger Iris Araújo, mas pode ficar fora do Congresso.

Foto: Reprodução

2 — Alcides Ribeiro/PP — O empresário, dono de faculdades em Goiás e na Bahia, é apontado como articulado e estaria montando uma grande estrutura eleitoral. Seu problema é que está na numa chapa que tem Roberto Balestra, Heuler Cruvinel, Sandes Júnior e Adriano Avelar — aliados que, na prática, são adversários poderosos.

Foto: Ana Paula / Agência Brasil

3 — Alcides “Cidinho” Rodrigues/PRP — Não é popular nem conta com uma rede razoável de apoios. Porém, se for candidato a deputado, Jorge Kajuru tem condições “de puxá-lo”. É um favorito que não depende de si, e sim de outro aliado. Um dos problemas é que Kajuru não tem simpatia por Cidinho e pode disputar mandato de senador.

 Foto: Y. Maeda

4 — Francisco Júnior/PSD — A Renovação Carismática, corrente da Igreja Católica, planeja eleger dez deputados federais em todo o Brasil. O deputado estadual goiano é uma de suas apostas.

 

Foto: Reprodução

5 — Glaustin da Fokus/PSC — O empresário é rico e não é político. Sua força advém do apoio da igreja Assembleia de Deus, sobretudo do grupo do pastor Oídes José do Carmo, uma das vozes mais respeitadas dos evangélicos em Goiás, e do suplente de senador Luiz Carlos do Carmo.

 Foto: Y. Maeda

6 — Jean Carlo/PSDB — É apontado como pule de dez por nove entre dez políticos. Apoiado pelo empresário José Garrote, um dos mais poderosos de Goiás, montou alianças fortes com vários políticos, como Gustavo Sebba, do PSDB. É deputado estadual atuante.

 

Foto: Reprodução

7 — Jorge Kajuru/PPR — É considerado hors concours. Planeja disputar mandato de senador. Se candidato a deputado federal, há a aposta de que será o mais votado.

 

 

Foto: Alexandre Cerqueira

8 — José Mário Schreiner/DEM — Se herdar o eleitorado de Ronaldo Caiado, aí, sim, será um candidato fortíssimo. É o nome mais cotado do partido Democratas. Ele tem o apoio de parte dos agentes do agronegócio.

 

Foto: Y. Maeda

9 — José Nelto/Podemos — Em 2016, na eleição para prefeito, montou uma rede de apoio em todo o interior. Ao apoiar Ronaldo Caiado para governador, tende a perder parte deste apoio, mas não todo o apoio. É um dos políticos mais articulados e posicionados de Goiás.

 

Foto: Y. Maeda

10 — Lincoln Tejota/PROS — O deputado estadual é apontado como pule de dez. Mantém um arco de alianças em dezenas de cidades de Goiás. O presidente do partido, Eurípedes Júnior, o banca de maneira integral.

3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

João Batista Peres

Acredito na eleição de Adriano Avelar pela estrutura de apoio garantida pela ministro das cidades e pelos 18 anos de bons serviços prestados ao lado de Sandro Mabel
Sou seu apoiador voluntário

Fabiano Oliveira

Adriano Avelar na cabeça !!! Conhece o interior de GOIÁS como ninguém… sabe das carências de todas as regiões !!!

Vinicius

Renovação??? Que piada!