10 candidatos a deputado federal disputam votos dos eleitores de Anápolis

Os mais cotados são Rubens Otoni, Fábio Sousa e João Campos

Anápolis tem o segundo maior eleitorado de Goiás, mas é, em termos de peso político, o segundo município mais importante — perdendo apenas para Goiânia e superando Aparecida de Goiânia (que, em termos políticos, tem crescido, sobretudo depois de conquistar o passe de Maguito Vilela). Os candidatos a deputado federal, sabendo que a cidade tem quase 250 mil eleitores, “invadem” a cidade. Por isso, o bairrismo não funciona. No momento, dez pré-candidatos circulam nos bairros e conversam com lideranças políticas, empresariais e comunitárias. Da cidade mesmo só Adhemar Santillo, do PSDB, e Rubens Otoni, do PT. Os outros são estrangeiros que, a rigor, estão (alguns) relativamente assimilados pelos locais.

A quantidade “excessiva” de postulantes tende a “atomizar” os votos do município. Mas os candidatos não se importam com isso.

1 — Adhemar Santillo (PSDB) decidiu ser candidato. Ele foi prefeito de Anápolis e é uma figura política histórica da cidade.

Foto: Reprodução/Facebook

2 — Adriano Avelar (PP) não tem ligação umbilical com Anápolis. Mas, como é o candidato bancado pelo ministro Alexandre Baldy, tem chance de ser um dos mais bem votados.

Reprodução/Facebook

3 — O deputado federal Fábio Sousa (PSDB) obteve uma votação expressiva em 2014 (9,5 mil votos). Anápolis é a capital evangélica do país.

Reprodução

4 — O deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB) obteve 3.600 votos na cidade em 2014. Uma votação significativa.

Arquivo

5 — O deputado federal João Campos (PRB), com 8,3 mil votos em 2014, obteve uma grande votação na cidade. Se for candidato à reeleição, continuará sendo bem votado, porque os evangélicos são fortes no local.

Divulgação

6 — O deputado federal Jovair Arantes (PTB) tende a ter uma votação alta em Anápolis. Porque o prefeito Roberto Naves está empenhando em sua pré-campanha, montando uma ampla base de apoio.

arquivo

7 — O deputado federal Lucas Vergílio (SD) mantém uma estrutura eficiente em Anápolis, tanto que, em 2014, conquistou 5.517 votos.

Arquivo

 

8 — A deputada federal Magda Mofatto (PR) obteve 2.040 votos em Anápolis em 2014. Agora, pretende aumentar sua votação, ao se aliar ao empresário Miguel Marrula (DEM), pré-candidato a deputado estadual. Eles fazem “dobradinha”.

Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

9 — Rubens Otoni (PT) é um dos políticos mais respeitados pelo eleitorado de Anápolis. Em 2014, conquistou 55.680 votos na cidade (30,79% dos votos). Dado o desgaste do PT, pode não repetir o fenômeno. Mas o petista tem capital eleitoral próprio. É, de todos os pré-candidatos, o que tem mais identidade com o município.

Arquivo

10 — Valeriano Abreu (Podemos) é uma incógnita político-eleitoral

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sérgio paiva

A ordem da vez é Renovação. …….