É óbvio que, como ninguém tem bola de cristal (que funcione), não dá para saber quais serão os campeões de voto na disputa para deputado estadual nas eleições de 2 de outubro de 2022 (só dá para saber no dia 2, com as urnas apuradas). A lista que se lerá a seguir é, portanto, especulativa. É, digamos, a expectativa de poder que circula no meio político de Goiás.

Políticos sugerem que a disputa pelo título de mais votado envolve ao menos três nomes: Henrique César, Lucas do Vale e Vivian Naves. Mas acrescentam que os demais citados podem obter votações expressivas, superando a dos três.

Algum dos listados pode acabar não sendo eleito? É até possível. Porém, no meio político, acredita-se que todos serão eleitos, e com votações excepcionais.

E é possível que algum não listado apareça, urnas apuradas, com votação extraordinária, superando a de vários dos listados. O Entorno de Brasília, por exemplo, pode enviar alguém para a Assembleia com grande votação.

A lista a seguir está disposta em ordem alfabética, e não de favoritismo.

1

Bruno Peixoto/União Brasil

Bruno Peixoto: deputado estadual pelo União Brasil | Foto: Divulgação

O deputado estadual é um político atuante, operou bem como líder do governo de Ronaldo Caiado na Assembleia Legislativa. Há quem aposte que será um dos campeões de voto, porque conta com estrutura e bases eleitorais sólidas em vários municípios e é forte em Goiânia. É cotado para presidir a Assembleia Legislativa entre 2023 e 2024.

2

Chiquinho Oliveira/MDB

Chiquinho Oliveira: deputado estadual pelo MDB | Foto: divulgação

O deputado estadual é cotado para ter uma votação gigante. Porque, além de ter bases fortes em alguns municípios, como Morrinhos, Goiânia e Porangatu, tende a ter votos na maioria dos municípios. É um político nato, full time. E é cotado para presidir a Assembleia Legislativa entre 2023 e 2024.

3

Eliane Pinheiro/PSDB

Eliane Pinheiro: ex-deputada estadual | Foto: Y. Maeda

O caso da ex-deputada estadual é curioso. Ela tanto pode ter uma votação excepcional quanto ter dificuldade de ser eleita por causa da chapa fraca. Mas o partido, ao concentrar estrutura em suas mãos, aposta que será eleita com os próprios votos — algo em torno de 50 mil. É a candidata de Marconi Perillo. (Em 2018, mesmo com a debacle geral do PSDB, obteve uma votação razoável — 24.884 votos.)

4

Henrique Arantes/MDB

Henrique Arantes: deputado estadual pelo MDB | Foto: Assembleia Legislativa

O deputado estadual é experiente e tem bases eleitorais consistentes, em Goiânia e no interior. É cotado para presidir a Assembleia Legislativa entre 2023 e 2024.

5

Henrique César/PSC

Em 2018, foi o deputado estadual mais votado e pode repetir o feito em 2022. Ele tem um grande cabo eleitoral: a Assembleia de Deus-Madureira (leia-se bispo Oídes José do Carmo, umas das principais referências evangélicas de Goiás).

6

Lincoln Tejota/União

Lincoln Tejota, vice-governador do Estado | Foto: Reprodução

O vice-governador é relativamente discreto, mas é um leão em campanha. Ele montou uma estrutura forte em várias cidades do interior do Estado. Deve ser candidato a presidente da Assembleia Legislativa.

7

Lucas do Vale

Lucas do Vale: médico | Foto: Divulgação

Há quem postule que o médico de Rio Verde pode ser o campeão de votos desta eleição, ao lado de Henrique César. Experts na política do Sudoeste sustentam que ele sairá eleito de Rio Verde (seu pai, Paulo do Vale, é prefeito, bem avaliado, do município) e, como terá votos nos municípios vizinhos, tende a obter uma votação excepcional.

8

Paulo Cezar Martins/PL

Paulo Cezar Martins: deputado estadual | Foto: Divulgação

O deputado estadual é discreto, mas é um leão nos bastidores. Quantos os votos são contados, sempre aparece entre os primeiros colocados. Em 2014, com 54.629 votos, ficou em segundo lugar. Em 2018, com 40.970 votos, ficou em quarto lugar e foi o mais votado do MDB. Ele é conhecido como um político solidário, que “gosta de gente”. É mais atuante do que aparenta.

9

Virmondes Cruvinel/União Brasil

Virmondes Cruvinel: deputado estadual | Foto: Divulgação

Ligado ao presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual é visto como um dos possíveis campeões de voto. Opera bem tanto em Goiânia quanto no interior. Deve disputar a presidência da Assembleia em 2023.

10

Vivian Naves/pP

Vivian Naves: primeira-dama de Anápolis | Foto: Fábio Costa/Jornal Opção

Mulher do prefeito de Anápolis, Vivian Naves tende a ser eleita com os votos de Anápolis — e deve ser a mais votada do município. Mas, como também trabalha em vários outros municípios, como Porangatu, é cotada para ser uma das possíveis campeãs de voto. Como primeira-dama, é atuante e popular.