Bandeira no carro pode acarretar acidentes e defeitos no motor

11 novembro 2022 às 10h32

COMPARTILHAR
Em clima de manifestações golpistas contrárias à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Copa do Mundo, os brasileiros fazem questão de mostrar a paixão pela Seleção Brasileira e o sentimento patriótico espalhando ornamentação pela casa, nas vestimentas ou nos automóveis. O que nem todo mundo sabe é que colocar bandeira nos carros pode acarretar desde acidentes até defeitos no motor. Vale ressaltar que não só com relação àquelas fixadas no capô, mas também para casos de pequenas hastes.
O mecânico Antônio Oliveira Martins explicou ao Jornal Opção quais são os problemas mais comuns que podem ser ocasionados com o uso de bandeiras no carro. Segundo ele, se não estiverem seguramente fixadas, aquelas que são colocadas no capô podem se desprender e provocar desde problemas sérios no motor, até mesmo acidentes graves por prejudicar a visibilidade do motorista. “Elas podem subir para o para-brisa e fechar a visão do condutor ou serem engolidas para dentro do capô, causando estragos no motor”, esclareceu.
Outro detalhe que o especialista apontou tem relação com a velocidade. “As bandeiras interferem na aerodinâmica do veículo, diminuindo a força do carro e exigindo que ele gaste mais combustível para alcançar velocidades maiores”, destacou.
Além disso, o especialista alerta que tapando as entradas de ar, o motor vai ser obrigado a trabalhar em uma temperatura acima do normal, com isso, as ventoinhas vão ter que trabalhar num ritmo forçado e pode não suportar.
Segundo o especialista, se algum componente do sistema de arrefecimento estiver com problema, o fechamento das entradas de ar vai gerar um super aquecimento do motor, correndo o risco de queimar a junta de cabeçote. Se isso ocorrer, o resultado é um gasto extra e o serviço não é barato.
Antônio diz que a colocação da bandeira no capô pode danificar a pintura, pois se por algum motivo a bandeira ficar molhada, quando o carro for ligado o motor vai aquecer o capô, fazendo com que nesse choque de temperatura (capô quente e bandeira molhada) a bandeira solte tinta e prejudica o verniz.
Por tudo isso, o ideal é usar a bandeira no capô do carro por pouco tempo e ficar atento para ver se a entrada de ar não está sendo obstruída, o que pode provocar prejuízo em poucos minutos.
Segurança
Além dos riscos com bandeiras fixadas no capô, há também observações importantes a serem apontadas para os que as utilizam nas pequenas hastes, que, geralmente, ficam sobre algumas das portas dianteiras.
De acordo com Antônio, “se alguma haste estiver mal colocada, ela pode se soltar; caso o motorista esteja em velocidade maior que 60 km, a haste que se desprender pode bater em algum pedestre, em outro carro ou condutor de moto, oferecendo riscos sérios de acidentes. Mesmo leve, a haste pode ficar mais pesada na hora do impacto, devido à velocidade do automóvel da qual ela se desprendeu”.
Sobre a bandeirinha, ele reforçou que “se ela se soltar da haste e for levada pelo vento, pode atrapalhar a visibilidade de outros condutores no trânsito, levando, novamente, à questão dos acidentes”.