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Segundo a pasta federal, a proposta é aproveitar a malha ferroviária já existente, embora os trechos exatos ainda não estejam definidos

É registrado aumento no grupo de alimentos e transportes, e queda no de habitações

Até o final da noite desta terça-feira, 17, 11 voos de chegada ou partida previstos para a quarta-feira, 18, haviam sido atingidos

Expectativa é que processo de concessão seja iniciado nos próximos meses

A greve dos metroviários do Distrito Federal chega ao quinto dia, com 19 dos 24 vagões circulando na capital. Todas as 24 estações estarão abertas das 6 às 10 horas e das 16h30 às 20h30 desta segunda (13/11).
A paralisação que começou na última quinta (9) e chegou a prejudicar pelo menos 50 mil brasilienses só no primeiro dia ainda não tem data para acabar. Os funcionários do Metrô-DF pedem reajuste salarial de 8,4%, com base na variação do índice INPC, e a contratação de 631 pessoas aprovadas no último concurso – 331 de forma imediata e 300 de cadastro reserva. No domingo (12/11), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô-DF) divulgou em seu site uma nova carta à população, em que informa a manutenção da greve.
A categoria afirma que o quantitativo de funcionários continuará o mesmo dos últimos dias, mas que a decisão de fechar ou não as estações cabe ao Metrô-DF.

[caption id="attachment_92725" align="aligncenter" width="620"] Foto: reprodução/ Facebook[/caption]
Com uma população estimada, segundo dados do IBGE, de 71.887, o município de Santo Antônio do Descoberto padece assim como outras cidades que compõe a região metropolitana do Distrito Federal com um transporte público ineficaz, já que boa parte de sua população trabalha no DF, 50 quilômetros de distância.
Para mudar esta realidade, Dr. Adolpho (PSDB) aderiu ao programa em direção ao futuro, mobilidade urbana da região metropolitana do Distrito Federal, assinando o Manifesto de Interesse de realizar o convênio com o GDF, idealizado pelo presidente da AMAB, Hildo do Candango (PSDB), que visa à integração dos sistemas como forma de melhorar os serviços prestados a quase dois milhões de passageiros que englobam os municípios participantes.

Novos valores entram em vigor já neste sábado, 2 de setembro A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a redução das tarifas de pedágio cobradas em trechos na BR-060/153/262 nos estados de Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal, todos explorados pela Concebra. Com isso, a Tarifa de Pedágio Quilométrica na rodovia passará de R$ 0,03685 para R$ 0,03402. Publicada no Diário Oficial da União (DOU), a tarifa para a categoria 1, na praça de Alexânia, passa de R$ 5,30 para R$ 4,90; em Goianápolis, de R$ 3,90 para R$ 3,60; em Piracanjuba/Professor Jamil, a tarifa passa de R$ 5,70 para R$5,20. A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) e levou em consideração determinação cautelar do Tribunal de Contas da União (TCU). Os novos valores entram em vigor já neste sábado (2/9).

Plano prevê traçado de 186,68 quilômetros, com tempo de viagem de 70 minutos e tarifa a R$ 100. Chineses e coreanos demonstram interesse

A Secretaria de Mobilidade autuou 196 ônibus por problemas em equipamentos de acessibilidade, durante a primeira fase da Operação Hefesto. Outros 96 veículos do transporte público do DF foram recolhidos, apreendidos ou retidos pelos fiscais. Desde 20 de março, auditores fiscais vistoriaram mais de 1 milhão de ônibus que circulam pelo Distrito Federal. Os itens que mais apresentaram problemas foram as rampas de acesso, elevadores e programação visual interna, como adesivos de identificação e painéis. Irregularidades nos assentos especiais, falta e defeito em cintos de segurança para cadeirantes também foram identificados nas ações da operação. As empresas que tiveram seus ônibus autuados por irregularidade e mau funcionamento receberam multa de R$ 450, além de ter o veículo retirado de circulação até a solução do problema. Em caso de reincidência, o valor da autuação dobra, passando para R$ 900. Segundo o assessor especial da subsecretaria Ricardo Leite, a Operação Hefesto terminaria na semana passada, mas por causa da interrupção dos trabalhos dos auditores, retomada na segunda (3), o fim da etapa agora está previsto para acontecer sexta-feira (7/4).

[caption id="attachment_61524" align="aligncenter" width="620"] Diretor do DNIT ouve a deptuada Josi Nunes, que pede obra[/caption]
Em audiência com o diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Valter Casimiro Silveira, na terça-feira, 15, a deputada federal Josi Nunes (PMDB) solicitou informações sobre a duplicação da BR-153. Ao relatar a precária situação da rodovia que compreende o trecho de Anápolis (GO) a Aliança (TO), a parlamentar pediu a recuperação deste trecho, que atualmente se encontra sob responsabilidade da Galvão Engenharia.
A deputada questionou ainda a situação intrafegável do trecho principalmente de Talismã a Aliança e no trevo de Alvorada e a ausência de manutenção por parte da empreiteira. “O atual estado de conservação deste trecho da BR-153 está causando desconforto aos motoristas que por lá trafegam. São muitos buracos”, reclamou a parlamentar.
Segundo a peemedebista, o diretor-geral do DNIT informou que medidas emergenciais já estão sendo tomadas para a recuperação da rodovia. “O diretor nos informou que o DNIT irá reassumir a responsabilidade e fazer a operação tapa-buracos neste trecho de Anápolis a Aliança. Mas para isso, é preciso que a ANTT faça o cancelamento do contrato com a Galvão. A previsão é de que isso se resolva dentro de um mês. O diretor nos disse ainda, que o DNIT vai solicitar a ANTT que faça um novo processo de concessão, para que uma nova empresa possa fazer a manutenção e a duplicação deste trecho”, explicou.
No que tange a duplicação da BR-153, o DNIT informou que não tem recursos financeiros para assumir a realização das obras. “Sobre a duplicação, fui informada que essa será mais difícil de acontecer neste momento, tendo em vista que o DNIT não tem condições e recursos para fazê-la. A duplicação está prevista, só que vai demorar um pouco mais. A prioridade no momento, é a manutenção e conservação da rodovia, para ficar trafegável e com segurança”, acrescentou a deputada.

Roberto Sganzerla, apresentou ao Jornal Opção Online as novidades para o setor e como o fornecedor mudou sua visão em relação ao cliente