Resultados do marcador: Tocantins

Resultado da eleição está em análise no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1)

Ação teria privilegiado investigados durante operações anteriores

Propriedades rurais eram usadas como pista de pouso e ponto logístico da facção. Integrantes são alvo de operação em seis Estados

Suspeito é estudante de educação física, mas exercia a profissão de forma irregular em uma cadeia da capital

Cinco suspeitos foram presos e três veículos apreendidos. Policiais ficaram uma semana monitorando pista onde foi realizada apreensão

Peças eram furtadas e/ou roubadas em outros estados e, posteriormente, enviadas á Goiás para serem vendidas

Operação Pacto de Concreto apura suspeitas de desvio de recursos públicos e direcionamento de contratos em licitações para construção de pontes
Governo do Maranhão divulga liberação para consumo e anuncia retomada do abastecimento em Imperatriz

Autoridades cumprem 17 mandados de prisão e 43 de busca na Operação Overclean

Empresa ligada ao Primeiro Comando da Capital, a 4TPag recebeu R$ 615 mil de Welber Guedes e a VB Holding, também ligada ao PCC, transferiu R$ 165 mil

Polícia Federal cumpre mandados em Goiás, Minas Gerais e Tocantins. Uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo

Pesquisadores investigam as causas da diminuição da única população do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) no Tocantins, uma das raras áreas no Brasil que ainda oferece condições ambientais adequadas para essa espécie, que está em grave risco de extinção.
Desde 2008, ONGs e órgãos estaduais, com o apoio de um programa federal, realizam censos dessa espécie. Esses levantamentos acontecem logo após o período reprodutivo das aves, momento em que elas cuidam dos filhotes e estão mudando de penas, o que limita seus movimentos pelo rio e facilita a contagem.
Em 2019, a estimativa apontava para a presença de 25 aves adultas. No entanto, o trabalho foi interrompido durante a pandemia de Covid-19, e a partir daí os números começaram a declinar. Em 2023, o número estimado de aves adultas caiu para entre 16 e 18, representando uma redução de 30% em relação a cinco anos atrás.
Desde a década de 1970, o doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB), Paulo Zuquim Antas, tem se empenhado na preservação das aves. Anualmente, ele integra equipes que descem o Rio Novo para avaliar a população dessa espécie rara. Zuquim percorre cerca de 145 quilômetros das águas do rio.
Em agosto deste ano, os recenseadores identificaram apenas um ninho contendo filhotes. Na mesma época, apenas dois dos oito filhotes nascidos em julho foram observados, ainda incapazes de voar. “Isso é extremamente preocupante”, destaca Zuquim Antas.
Essa situação levantou preocupações entre cientistas e conservacionistas, que estão investigando as causas do declínio do pato-mergulhão no Tocantins. Essa espécie é classificada como criticamente ameaçada de extinção tanto no Brasil quanto pela União Internacional para Conservação da Natureza (UICN).
Estima-se que restem cerca de 250 dessas aves na natureza, distribuídas por regiões como Jalapão (TO), Chapada dos Veadeiros (GO) e Serra da Canastra (MG). Nesses locais, elas costumam habitar principalmente áreas de conservação, como estações ecológicas e parques nacionais e estaduais.
Os filhotes permanecem na mesma área onde nasceram por até um ano, antes de migrarem. Se não encontrarem rios adequados, a grande maioria pode acabar morrendo.
Além disso, a capacidade reprodutiva dessas aves pode ter estagnado ou já estar em declínio. Isso poderia explicar a média registrada nos censos anuais. Ninguém sabe como está a saúde reprodutiva dos casais.
As ameaças ao pato-mergulhão aumentam à medida que a degradação dos rios e de outros ambientes naturais no Brasil avança de forma implacável. Essa espécie depende de águas limpas, claras e livres de poluição, especialmente porque realiza a pesca mergulhando e de olhos abertos.
Leia também:
Brasil tem 364 espécies em risco crítico de extinção; veja lista
Estudo inédito avalia risco de extinção de 2 mil espécies em Goiás

Polícia Federal cumpre 62 ordens judiciais contra advogados, servidores e membros do judiciário tocantinense

Dois integrantes do grupo responsáveis por escolher e estudar alvos foram presos em Goiás

Locais terão trechos interditados e requerem atenção dobrado dos motoristas