Resultados do marcador: Tempestades

Já são mais de 6 mil pessoas que tiveram que deixar suas casas por conta dos temporais, de acordo com o balanço da Defesa Civil

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), neste domingo, 6, o avanço de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil deve influenciar diretamente as condições do tempo no estado de Goiás.
A presença do sistema frontal, combinada ao calor e à umidade típicos da estação, favorece a formação de chuvas irregulares, que podem ocorrer em forma de tempestades acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.
Na capital, o dia será de sol com variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva isoladas. A temperatura máxima pode atingir 31ºC, com a umidade relativa do ar variando entre 50% e 95%. O nascimento do sol está previsto para as 6h23 e o pôr do sol ocorrerá às 18h15.
A meteorologia emitiu alerta para o Estado de Goiás, com risco potencial de chuvas intensas, variando entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas por rajadas de vento de até 60 km/h.
O Cimehgo alerta a população para a possibilidade de mudanças rápidas nas condições climáticas nos próximos dias. O cenário pode favorecer a ocorrência de chuvas intensas, rajadas de vento, alagamentos em vias urbanas e transbordamento de mananciais. Também há risco de queda de árvores e danos à infraestrutura, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Diante disso, é fundamental que a população acompanhe os alertas emitidos pelos órgãos oficiais e adote medidas preventivas sempre que necessário.
Confira a lista dos municípios do estado de Goiás que apresentam maior risco de ocorrência de tempestades neste domingo:
Abadia de Goiás, Abadiânia, Adelândia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Horizonte, Alto Paraíso de Goiás, Amaralina, Americano do Brasil, Amorinópolis, Anápolis, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Araçu, Aragarças, Aragoiânia, Araguapaz, Arenópolis, Aruanã, Aurilândia, Avelinópolis, Baliza, Barro Alto, Bela Vista de Goiás, Bom Jardim de Goiás, Bonfinópolis, Bonópolis, Brazabrantes, Britânia, Buriti de Goiás, Cabeceiras, Cachoeira de Goiás, Caiapônia, Caldazinha, Campestre de Goiás, Campinaçu, Campinorte, Campo Limpo de Goiás, Campos Verdes, Carmo do Rio Verde, Caturaí, Cavalcante, Ceres, Cezarina, Chapadão do Céu, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Colinas do Sul, Córrego do Ouro, Corumbá de Goiás, Crixás, Damolândia, Diorama, Doverlândia, Estrela do Norte, Faina, Fazenda Nova, Firminópolis, Formosa, Formoso, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Goianésia, Goianira, Goiás, Guapó, Guaraíta, Guarinos, Heitoraí, Hidrolândia, Hidrolina, Inhumas, Ipiranga de Goiás, Iporá, Israelândia, Itaberaí, Itaguari, Itaguaru, Itapaci, Itapirapuã, Itapuranga, Itauçu, Ivolândia, Jaraguá, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Jussara, Leopoldo de Bulhões, Luziânia, Mara Rosa, Matrinchã, Mimoso de Goiás, Minaçu, Mineiros, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Montividiu do Norte, Morro Agudo de Goiás, Mossâmedes, Mozarlândia, Mundo Novo, Mutunópolis, Nazário, Nerópolis, Niquelândia, Nova América, Nova Crixás, Nova Glória, Nova Iguaçu de Goiás, Nova Veneza, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Ouro Verde de Goiás, Padre Bernardo, Palestina de Goiás, Palmeiras de Goiás, Palminópolis, Perolândia, Petrolina de Goiás, Pilar de Goiás, Piranhas, Pirenópolis, Planaltina, Porangatu, Portelândia, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Sanclerlândia, Santa Bárbara de Goiás, Santa Fé de Goiás, Santa Isabel, Santa Rita do Araguaia, Santa Rita do Novo Destino, Santa Rosa de Goiás, Santa Tereza de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São Francisco de Goiás, São João d'Aliança, São João da Paraúna, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, São Patrício, Senador Canedo, Silvânia, Taquaral de Goiás, Teresina de Goiás, Terezópolis de Goiás, Trindade, Trombas, Turvânia, Uirapuru, Uruaçu, Uruana, Valparaíso de Goiás, Varjão, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício, Goiânia e São Luíz do Norte.
Leia também:
Aumento das mega secas coloca o Brasil entre as 10 áreas mais afetadas do mundo
36 empresas são responsáveis por mais da metade das emissões globais de carbono

Com o bloqueio atmosférico, temperaturas de até 36°C são esperadas em algumas áreas, enquanto outras regiões poderão ter tempestades isoladas

De acordo com a previsão, a combinação de calor e umidade favorecerá a formação de áreas de instabilidade em todo o estado de Goiás

População goiana deve redobrar atenção com risco de tempestades no final de semana

O procedimento foi realizado novamente na última sexta-feira para amenizar o calor, que chegava a 50º. Entretanto, as tempestades desde domingo causam perdas

A possibilidade de tempestades é resultado da combinação de calor e umidade, o que amplia as áreas de instabilidade em diversas regiões

A combinação calor e umidade ainda vai gerar áreas de instabilidade em várias regiões do Estado

Mistura de umidade e calor deve fazer com que tempestades se prolonguem por toda a semana

Clima em Goiás continua seco e não há previsão de chuva para os próximos dias, diz André Amorim

A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) é de continuação de chuvas, com rajadas de ventos, trovões e quedas de raios para os próximos dias em Goiânia e em diversas regiões do Estado. No último final de semana, o gerente do Cimehgo, André Amorim, explicou que o volume de chuva que caiu na região Metropolitana foi entre 3 e 83 mm, o que dependeu foi a região.
Com predominância para os períodos da tarde, Amorim sugere para as pessoas, dentro do possível, concentrem as atividades externas nos períodos da manhã. Além disso, evitem “áreas que são tradicionais de alagamento e também alguns mananciais, que podem sim sofrer transbordamento, é importante que a população fique atenta”.
O gerente lembra que se trata de chuvas de verão. “São provenientes de calor e umidade. Nós tivemos aí, a formação de vários núcleos de chuva em algumas localidades tivemos sim tempestades, que propiciaram grandes volumes de chuva”, destaca.
Neste domingo, 29, houve chuvas intensas de 1h20, na Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia, e de 2 horas no Setor Santa Genoveva. “Nós próximos dias, peço que todos fiquem em alerta, porque ainda assim teremos essa comunicação calor e umidade, que vai favorecer chuvas em várias localidades”, prevê.
Confira as precipitações registradas neste domingo, 29
- Goiânia região leste (autódromo): 3,0mm
- Goiânia região leste (jardim Olinda) 10,0mm
- Goiânia região norte (Balneário Meia Ponte) 2,0mm
- Goiânia região norte (Sta. Genoveva) 57,2mm (choveu em 2 horas)
- Goiânia região Noroeste (Perim): 10,6mm
- Goiânia região Noroeste (Pompeia): 14,0mm
- Goiânia região Noroeste (Jardim Curitiba): 9,6 mm
- Goiânia região Noroeste (aeródromo): 22,6mm
- Aparecida de Goiânia (Vila Brasília): 83,6mm (choveu em 1:20 hora)
- Aparecida de Goiânia (Vera Cruz): 57,4mm (choveu em 50 minutos)

Prognóstico é de chuvas com rajadas de ventos e queda de raios

Volume de chuvas esperado para dezembro já supera estimativa de instituto meteorológico

Lamentando as perdas, o produtor rural gravou um vídeo do episódio que ocorreu nessa quinta-feira, 6

Em Caldas Novas e Goiatuba foram registrados ventania e granizo na tarde desta terça-feira, 4