Resultados do marcador: Por causa da quarentena

Recurso lançado pela gigante de busca auxiliará autoridades a saber se políticas de distanciamento social estão sendo seguidas
[caption id="attachment_201246" align="alignnone" width="620"] Google usará tecnologia para anonimizar identidade de usuários| Foto: Thought Catalog / Unsplash[/caption]
Novo recurso lançado pelo Google mostrará a autoridades dados de localização de usuários para ajudá-las a saber se políticas de distanciamento social estão sendo seguidas. A medida funcionará em 131 países, incluindo o Brasil.
Rafael Maciel, advogado especialista em Direito Digital e Proteção de Dados Pessoais, ouvido pelo jornal Estadão, afirma que a medida é pertinente, mas é fundamental que a empresa tenha cautela para que a privacidade das pessoas não seja afetada.
“Não se pode permitir que qualquer medida seja tomada sob o argumento de que estamos vivendo uma pandemia. Antes de qualquer coisa, é fundamental que as autoridades e empresas tenham cuidado para que nossas liberdades individuais não sejam afetadas”, defende o advogado.
A movimentação do brasileiro em lojas e locais de recreação caiu 71%, na comparação com a média dos mesmos locais nos domingos das semanas entre 3 de janeiro e 6 de fevereiro, de acordo com a primeira versão do relatório, referente ao dia 29 de março. Em mercados e farmácias, esse índice foi de queda de 35%; em escritórios, a baixa foi de 34%. Já nas residências, houve alta de 17% na movimentação.
O Google destaca que dados cedidos e publicados nos relatórios foram agregados e tornados anônimos. Em relação aos cuidados com a privacidade, reforçado por Rafael Maciel, as informações passaram por um processo chamado de privacidade diferencial, com a inserção de um "ruído" aleatório, que não permite a individualização dos usuários. (Com informações do Estadão)

Se por um lado a quarentena imposta pelos governos estaduais reduziram ocorrências em rodovias e estradas, linhas como 180 e CVV tiveram aumento nas chamadas