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Goiás Turismo declara apoio ao projeto Trem Turístico que passará por mais de 10 cidades

Plano de Viabilidade Técnica terá o apoio da pasta. A estimativa é de que até o final do ano ao menos um trecho esteja em funcionamento [caption id="attachment_160550" align="aligncenter" width="620"] Presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, formaliza apoio ao projeto Trem Turístico I Foto: Goiás Turismo[/caption] Por iniciativa do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a pasta realizou, na tarde desta sexta-feira, 25, um encontro com representantes dos municípios da região da estrada de ferro na tentativa de estreitar os laços entre as cidades abrangidas pelo projeto e o Estado. A ideia busca proporcionar uma opção turística aos visitantes do Estado por meio de um trem que passará por diversas estações dispostas em diferentes cidades e povoados. Em arquitetura Art Déco, as ferrovias foram, em sua maioria, restauradas e já se encontram prontas para receber o maquinário. Os trilhos, além de alavancar a arrecadação do Estado, serão utilizados como instrumento fundamental na geração de emprego e renda, bem como incremento à valorização e cultura local. “É um projeto antigo que abrange cerca de 300 quilômetros de ferrovia. A nossa ideia é entender as principais dificuldades desse projeto e por quais razões ele está parado. Já me coloquei a par de algumas questões, bem como declarei apoio para que esse plano seja brevemente concretizado", explica Fabrício Amaral. [caption id="attachment_160555" align="aligncenter" width="620"] Fabrício Amaral: "O próximo passo será desenvolver o Projeto de Viabilidade Técnica e eles já contarão com o nosso apoio para isso" | Foto: Felipe Cardoso[/caption] O projeto se espelha no passeio turístico de Curitiba, promovido pela Serra Verde Express, onde os visitantes contemplam as paisagens oferecidas ao longo do trajeto e possuem acesso a elementos da cultura local. “Nas paradas os turistas terão oportunidade de comprar o artesanato da cidade, comer as comidas típicas, além, é claro de fomentar o lazer da própria capital. Por essas e outras razões este é um projeto que vamos apoiar integralmente”, reforça. Já existe uma conversação favorável quanto a aquisição dos vagões. O consórcio também já existe e conta com arrecadação financeira da maioria dos municípios envolvidos. “O próximo passo será desenvolver o Projeto de Viabilidade Técnica e eles já contarão com o nosso apoio para isso”, pontuou o presidente. [caption id="attachment_160583" align="aligncenter" width="620"] Mapa Turístico - Região Estrada de Ferro I Imagem: divulgação[/caption] De acordo com prefeito de Silvânia e presidente do consórcio intermunicipal de cultura e turismo da região da estrada de ferro, José Faleiro (PSDB), para se construir uma linha férrea os gastos são altos e a grande facilidade desse projeto é contar com uma estrutura pronta para ser operada. “Isso nenhuma outra região tem. Então por que não aproveitarmos?”, questionou. “Já conseguimos também a concessão de uso da linha férrea junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Assim que possível poderemos utilizar esse trem duas vezes por dia. Por fim, estamos em fase de construção do Plano de Viabilidade Técnica e financeira que irá nos dizer qual trecho deve ser liberado primeiro.” Já o superintendente de economia criativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi), André Franco, a nova atração proporcionará um resgate cultural, além de fomentar a inserção de várias atividades econômicas naquela região. “Aproveitaremos todo esse movimento para oferecer também experiências gastronômicas e culturais para que todos os embarcados possam conhecer um pouco mais de Goiás.” [caption id="attachment_160557" align="aligncenter" width="620"] Andre Franco: "Aproveitaremos todo esse movimento para oferecer também experiências gastronômicas e culturais" | Foto: Felipe Cardoso[/caption] Franco argumenta ainda que todos os setores serão impactados, em especial o artesanato. Em justificativa, o superintendente ressalta que o Estado possui 8.695 artesãos cadastrados. Porém, “só nesse trecho da estrada de ferro temos mais de mil”. Diante desses dados, a Sedi irá se colocar como parceira das prefeituras na intenção de selecionar os melhores artesanatos e artesãos que terão suas peças comercializadas na rota turística. “Isso garantirá que o turista adquira o melhor artesanato possível daquela região”, avalia. Durante o trajeto, que sairá de Senador Canedo em direção a Catalão, os passageiros poderão adquirir doces típicos, cachaça, alimentos regionais e artesanatos. Além, é claro, de poderem apreciar a arquitetura, bibliotecas, igrejas e as belezas naturais de cada região. A próxima reunião do grupo ocorrerá  no dia 28 de fevereiro na cidade de Catalão.

Rubens Otoni diz que o PT tem bons nomes para a disputa em Goiânia. Mas insiste em compor com o PMDB

rubensO deputado federal Rubens Otoni (PT) afirma que o comando da Celg em Goiás será definido tecnicamente pela Eletrobrás. “É muito difícil, no caso, uma indicação política. Sobre a Sudeco, o comando, no momento, está sob o controle político do Pros de Mato Grosso.” Rubens Otoni garante que seu irmão, o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide, “não está preocupado com cargos no governo federal”. Mas ressalva: “Antônio é qualificado, é gestor e tem representação política. Só que insisto que não está correndo atrás de cargos, até porque não precisa. Porém, se a oportunidade surgir, poderemos indicá-lo”. Sobre uma possível aliança com o DEM, Rubens Otoni diz que não foi bem entendido. “Se o PT lançar candidato a prefeito de Goiânia, com o PMDB na vice, não há por que não aceitar o apoio do DEM. Acrescento que acho legítimo o PMDB pleitear a cabeça de chapa. Digo sempre que uma aliança, que tem sido vitoriosa, é mais produtiva tanto para o PMDB quanto para o PT.”